WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/01/2013 - Prefeitura e Estado se unem contra Dengue

Com o slogan Dengue tem que Acabar! É hora de todo mundo agir, foi lançada na manha desta sexta-feira(25) em Uberaba a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti.  A ação desenvolvida pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal prevê várias ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue. A vinda do secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge Marques, reforçou as ações que já estavam sendo realizadas. O prefeito Paulo Piau decretou no último dia 16 Situação de Emergência no Município que só em janeiro já contabiliza 518 notificações. O secretário Antônio Jorge Marques, disse que é necessária Força Tarefa e apoio de toda a população para combater os focos do mosquito existentes na cidade, que na maioria dos casos estão localizados dentro das residências. “É necessário o envolvimento de todos para combater a doença no município, para isto estamos lançando o mutirão que vai desde a troca de material até a implantação em parceria com a Prefeitura do Centro Especializado de Dengue, que vai atender a população 24 horas por dia, com médicos, enfermeiros e medicação específica para o tratamento da doença”.Destacou ele.
O prefeito Paulo Piau destacou o empenho do secretário estadual Antônio Jorge que de pronto ofereceu ajuda para o combate da Dengue em Uberaba. “Fico muito feliz com o pronto atendimento e com a Força Tarefa que será implantada na cidade, sabemos das dificuldades em combater o mosquito transmissor da Dengue, para isto convocamos todos os setores da sociedade para juntos fazermos parte dessa mobilização”. Piau destacou ainda que a comunidade está sofrendo hoje com o descaso de ontem. O secretário municipal de Saúde Fahim Sawan falou da parceria com a sociedade e da preocupação da atual administração em resolver o problema da Dengue no município. “Estamos prontos para atender toda a comunidade e agora com um grande diferencial que é a utilização do teste rápido que pode diagnosticar a doença no paciente em no máximo 20 minutos. Com esse teste ninguém vai embora sem que tenha passado por uma criteriosa triagem, e se for diagnosticado a doença o paciente será medicado imediatamente”. Finalizou ele.
 Além da criação do Centro Especializado de Dengue outras as ações de combate ao mosquito transmissor da doença, foram   executadas na cidade, entre elas a ação do Dengômetro e Dengue Móvel, que aconteceu no Centro Municipal de Ensino Avançado (CEMEA) do bairro Abadia. O Dengômetro, é o nome dado ao posto de coleta que ofereceu material de incentivo a Educação em troca de  objetos recipientes onde o mosquito Aedes aegypti possa ser proliferado. Em toda ação o governo do Estado disponibilizou cerca de R$ 1 milhão por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande (Cisvalegran), recursos que serão utilizados na contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, como também na aquisição de material de consumo.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar