WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/01/2013 - Prefeito decreta Situação de Emergência

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau decretou Situação de Emergência em função do alto índice de infestação do mosquito transmissor e notificações da Dengue.  A publicação sairá no próximo Porta Voz, jornal oficial do Município. O Decreto tem validade de 180 dias, podendo ser prorrogado. Através da decretação a Prefeitura poderá contratar serviços, médicos e agentes de combate à doença de maneira emergencial. Segundo Piau a ação se justifica em função do quadro geral da Dengue na cidade apresentar índices semelhantes aos de 2006, quando Uberaba sofreu uma epidemia da doença. Naquela época, o LIRAa ( Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti )chegou a 5,36% hoje o índice está em 5,30% número  considerado de alto risco. Estimasse que cerca de 30 mil pessoas foram infectadas em 2006, embora os números oficiais da época ficassem na casa dos 8 mil. O ano de 2012 fechou com 4.328 notificações, em 2013 já são 130 notificações.  De acordo com o secretário municipal de Saúde Fahim Sawan, embora no ano passado houvesse uma crescente nos casos da doença houve uma redução de agentes e visitas aos imóveis. A média acordada em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) de 2006 assinado com o Ministério Público deveria ser de um agente para cada 800 imóveis, no entanto esse número foi de um agente para cada 1.200 imóveis. As visitas caíram de cerca de 700 mil para 400mil. “O resultado nós estamos vivendo hoje”, declarou Sawan. O prefeito já requisitou agendas com o Ministro Alexandre Padilha, da Saúde e com o secretário de Estado da pasta Antônio Jorge para tratar da questão. “Precisamos de todos, principalmente da população de Uberaba. Essa guerra é de todos nós”, disse.

Foto: Sebastião Santos

Estão previstas no Decreto as seguintes ações:
- Contratação de até 30 médicos, 30 enfermeiros, 20 técnicos em enfermagem, 80 agentes de combate a endemias.
 - Treinamento e capacitação de profissionais de saúde, readequações físicas de duas UPAs, aquisição de medicamentos
- Aquisição de até seis veículos para o transporte das equipes de profissionais de saúde, seis ambulâncias, aquisição de insumos e equipamentos hospitalares, controle e monitoramento biológico e realização de campanha educativa.

O prefeito revelou que uma das ações em especial vai atender diretamente a região mais afetada, a do Grande Abadia. A antiga UPA (Unidade de Pronto Atendimento) deverá ser reaberta emergencialmente para atendimento a pacientes com sintomas da doença. “Não podemos deixar de agir, já tivemos uma morte suspeita e não queremos que ocorra o pior. A Prefeitura herdou esse problema e não vai virar as costas para a população. Tudo o que estiver ao nosso alcance será feito”, declarou Piau.Os recursos para as ações sairão de dotações previstas no Decreto, parte do Fundo específico para o Combate a Dengue, recurso oriundo do Governo Federal.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar