WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/11/2012 - Hospital “Dr. Hélio Angotti” e PMU realizam Campanha Novembro Azul

Novembro é o mês de conscientização do câncer de próstata. Por isso o Hospital “Dr. Hélio Angotti” e a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizam a Campanha Novembro Azul. A exemplo do Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama), a intenção desta vez é conscientizar o público masculino sobre a importância da detecção precoce de eventuais tumores na próstata, pois isso pode salvar muitas vidas.

“Quando falamos de prevenção em câncer, nós estamos estimulando a detecção precoce de tumores que, quando descobertos no início, podem ser curados. Por esta razão, o Hospital Hélio Angotti tem feito campanhas preventivas em Uberaba e em cidades da nossa região, alertando para a importância de exames preventivos”, salienta o presidente do HHA, médico oncologista/mastologista Délcio Scandiuzzi.

De acordo com informações do Instituto do Câncer (INCA), braço do Ministério da Saúde para esta área, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em números absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida.

Durante o Novembro Azul, Homens entre 45 e 69 anos e que passaram pelo urologista há mais de um ano devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e fazer o agendamento do atendimento para o dia D, 24/11/2012.

Fora do período da campanha, os pacientes nesta faixa etária que passaram pelo urologista há mais de um ano devem procurar a UBS mais próxima e solicitar atendimento com especialista (urologista).

“No propósito de chamar a atenção do público masculino, o Hospital Hélio Angotti preparou iluminação azul para o seu prédio. Além disso, balões azuis vão ornamentar o rol de entrada do hospital e os profissionais de saúde participantes da campanha usarão camisetas e pequenos laços azuis que os identificarão”, informa o presidente do HHA.

Saiba mais sobre a doença

O que é? O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Ocorre quando células de uma glândula chamada próstata começam a se multiplicar de forma desordenada.

Sintomas: Geralmente, o câncer de próstata em fase inicial não apresenta sintomas. Alguns pacientes podem, inclusive, nunca ter sintomas. Por isso é fundamental que o homem faça exames de rotina. Quando o tumor cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados ao ato de urinar, como urgência, dificuldade e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro.

Tratamento:  De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é indicação ouro. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) / http://www.sbu.org.br/publico/?doencas-urologicas&p=465

 

Programação

Confira a programação do Novembro Azul em Uberaba:

Dia 14/11
A abertura oficial da Campanha Novembro Azul.
Palestra com o médico urologista Dr. Sérgio Anacleto Silva – “O Papel da Próstata na Saúde do Homem”.
Horário: 19h30
Local: Anfiteatro do Hospital “Dr. Hélio Angotti”

Dia 24/11
Dia D – Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata.
Exames de Próstata – Homens com idade entre 45 e 69 anos, que realizaram exame há mais de um ano.
Locais: URS (Unidade Regional de Saúde) Boa Vista – Rua Adilson Rezende Facure, 250 / 3321-8794; URS São Cristóvão – Rua Comendador Gomes, 840 / 3336-1707 / 3322-7626 / 3336-1489; URS Mercês – Praça Augusto Lemp, 750 / 3312-9117.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar