WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

18/09/2012 - Aberta a Semana Nacional do Trânsito

Banco do Brasil assina protocolo de intenções para construção de 3,1 mil casas em Uberaba Banco do Brasil assina protocolo de intenções para construção de 3,1 mil casas em Uberaba Banco do Brasil assina protocolo de intenções para construção de 3,1 mil casas em Uberaba

Nesta terça, dia 18, começou a Semana Nacional do Trânsito. Com o tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida”, várias ações serão desenvolvidas até o dia 25 de setembro. A Semana Nacional do Trânsito é uma realização da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, por meio da Seção de Educação no Trânsito.

A abertura oficial aconteceu nesta manhã, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, com a apresentação do coral da APAE de Uberaba, apresentação do Grupo Teatral do Colégio Apoio, com a peça: “Trânsitos”, de direção do professor Carlos Alberto de Oliveira Júnior. Ainda durante o evento de abertura ocorreu uma palestra com representantes do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba.

O secretário de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos, Ricardo Sarmento, que representou o prefeito na solenidade, informou que a escolha basicamente de estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares é proposital. “Estamos apostando na educação e formação integral do cidadão e, nossa parte é claramente no trânsito, mas não fazemos esse trabalho somente na Semana do Trânsito. Durante todo o ano a seção de Educação no Trânsito, de nossa secretaria, oferece a todas as escolas esse tipo de esclarecimento fomentando e despertando o interesse dos nossos cidadãos infanto-juvenis no sentido de termos, a médio e longo prazos, cidadãos que respeitem e deem exemplo no trânsito”, esclareceu Ricardo Sarmento.

O Major Márcio Constâncio, comandante da 5ª Cia. de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar, reforçou que não se pode formar cidadãos para o trânsito somente uma semana por ano e ilustrou sua fala com uma análise estatística: “Por ano morrem 43 mil pessoas em acidentes de trânsito, o que equivale a vários grandes aviões caindo, lotados de pessoas, ou ao desaparecimento de cidades inteiras como as existentes em todo o Brasil. Imagina todo ano uma cidade com 43 mil habitantes sumindo?”, refletiu Constâncio.

O representante do 8º BBM de Uberaba, Tenente Thiago Pacheco, foi categórico ao afirmar que a maioria dos acidentes que dependem de resgate, ou seja, de 60% a 70%, são com motociclistas, o que onera sensivelmente os cofres públicos. “Uma receita para acabar com isso ou pelo menos minimizar o gasto de recursos que são nossos é cultivar a ‘gentileza urbana’. Bom, o que seria isso? É nada mais do que a falta da educação e atenção no trânsito. Isso não deveria ser ensinado na escola, pois atenção e educação são diferentes de ensino. A educação tem que ser aprendida em casa, ou como dizem alguns, vem do berço”, sintetizou Pacheco.

Nesta quarta-feira, dia 19, acontece uma palestra para os atiradores do Tiro de Guerra com o tema: “Pare, Pense, Mude!”, às 6h30.

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar