WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/08/2012 - Unidade Básica de Saúde no Abadia será aberta em setembro

Unidade Básica de Saúde no Abadia será aberta em setembro Unidade Básica de Saúde no Abadia será aberta em setembro Unidade Básica de Saúde no Abadia será aberta em setembro

Será inaugurada no início de setembro a Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Abadia. A reforma do prédio já está em fase final para a reabertura do serviço e o novo mobiliário para equipar a unidade começou a ser entregue nesta terça-feira (28).

Responsável pela obra, o servidor Carlos Modesto informa que a equipe está trabalhando desde o dia 16 de agosto e neste período fechou os pontos vulneráveis da unidade com novas paredes e já fez a restauração de todo o sistema elétrico e hidráulico do prédio. “Agora os funcionários estão terminando a pintura das salas para que a unidade possa começar a funcionar em boas condições”, acrescenta.

O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, ressalta que a Prefeitura também está com processos seletivos em andamento para contratação de médicos e outros profissionais. Além de três equipes do Programa Saúde da Família (PSF) compostas por médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários, a unidade contará com clínico geral, ginecologista e pediatra para o atendimento básico na região. “Já iniciamos o processo de contratação para fortalecer a equipe e permitir que a unidade básica do Abadia seja reaberta logo após a conclusão da reforma”, pondera.

A obra também atingirá a farmácia básica anexa ao prédio, que está fechada desde sábado (25). A pintura e adequações estão sendo feitas no espaço para que o atendimento seja restabelecido na próxima segunda-feira (3).

O secretário também esclarece que a decisão de implantar a unidade básica no local foi tomada mediante amplo estudo técnico e conta com respaldo do Ministério da Saúde, como posicionou o ministro Alexandre Padilha durante a inauguração da nova UPA no Parque do Mirante.

Hial destaca que Uberaba não tem população para duas UPA’s porte III, conforme destacou parecer técnico do Ministério da Saúde emitido em 17 de agosto de 2011. A portaria 1020, de 13 de maio de 2009, estabelece que uma UPA porte III é suficiente para cobertura de 200.001 a 300.000 habitantes. O município, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conta com população de 295.988 habitantes.

“Entretanto, devido ao empenho da administração, foi possível habilitar a UPA São Benedito e ainda conquistar uma nova UPA tipo III no programa UPA 24horas para oferecer atendimento de qualidade aos usuários. As duas unidades tem estrutura adequada e estão devidamente equipadas para oferecer condições dignas aos usuários”, reforça.

A decisão técnica de transformar a antiga UPA Abadia em UBS foi tomada somente após fase prévia de estudos, na qual foi identificado o perfil de atendimento procurado no local por meio das estatísticas do sistema de classificação de risco. Os números mostraram que aproximadamente 80% dos casos atendidos na unidade do Abadia eram situações não urgentes e pouco urgentes, ou seja, casos que deveriam ser acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde.

Para exemplificar, de 53.773 pacientes que buscaram atendimento na antiga UPA Abadia este ano, apenas 5.672 eram casos de emergência absoluta e 7.010 de urgência. Os outros 41.091 atendimentos foram de ocorrências pouco urgentes e não urgentes. A partir desses dados, houve a determinação para a mudança da nomenclatura da unidade Abadia justamente para suprir esta demanda ambulatorial.

Desta forma, a UPA do Parque do Mirante pode cumprir a função de atender os casos de urgência e emergência, que são prioridade no pronto-atendimento. Já a UBS do Abadia terá condições para tratamento e acompanhamento periódico dos casos ambulatoriais, inclusive o atendimento preventivo para pacientes com doenças crônicas.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar