WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/08/2012 - Caravana Mães de Minas chega a Uberaba nesta sexta-feira

Abertura da caravana Mães de Minas acontece nesta sexta-feira (17), às 9h, na Escola Estadual Brasil. A programação continua no sábado (18) e domingo (19), das 9h às 17h, com oficinas sobre cuidados com a gestação e aleitamento materno. Além disso, o evento contará com estande para as gestantes tirarem fotos com a família, túnel do tempo interativo com todas as fases da gravidez e a realização de testes da orelhinha para bebês recém-nascidos, entre outras atividades.

Integrante da coordenação da Caravana, a referência técnica do Programa Saúde da Família (PSF), Priscila Amaral, destaca que transporte gratuito será oferecido para as mães que desejarem participar das atividades. “Um ônibus foi destinado para o transporte de ida e volta. A pessoa só precisa ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa para se informar sobre os locais e horários de saída do veículo. Então, estamos fazendo todo o possível para ter um grande número de participantes”, afirma.

Segundo Priscila, a caravana é uma estratégia para consolidar o projeto Mães de Minas, criado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). A expectativa é atrair as gestantes para fazer o cadastro das no programa, que busca o monitoramento da saúde da mulher durante a gestação e também o acompanhamento médico do bebê no primeiro ano de vida.

O Mães de Minas já disponibiliza em Uberaba central de apoio a gestante por  meio do telefone 155. Durante a caravana, também haverá equipe para o cadastramento das interessadas em receber o suporte da central. “Todas as cadastradas serão acompanhadas para verificar se o pré-natal está sendo feito corretamente e se a criança realizou as consultas necessárias com pediatra. Inclusive a central fará ligações para lembrar as datas das consultas e conferir a presença, bem como a realização dos exames necessários. É uma forma para incentivar a promoção da saúde”, conclui.
 
Confira a programação da Caravana Mães de Minas:

  • Oficina de aleitamento materno – trabalha junto às gestantes e familiares a importância da amamentação e os benefícios que ela proporciona ao bebê e às mães.
  • Oficina Nosso Bebê – mães e pais serão estimulados a se envolverem, juntos, nos cuidados com o bebê. Serão tratados temas relacionados aos cuidados indispensáveis no período da gestação (pré-natal, preparação do corpo para o parto e amamentação, gestação de risco, alimentação, doenças obstétricas), cuidados com o bebê nos seus primeiros dias de vida (cuidados com o umbigo, icterícia, cor das fezes, assaduras, cólicas, troca de fraldas, banho do bebê).
  • Oficina Boa Hora – um convite para adentrar no universo de informações e mitos sobre o parto. Serão dados esclarecimentos acerca das circunstancias que envolvem o parto com ênfase no parto humanizado.
  • Oficina Arte e Reciclagem – cada participante poderá dedicar algum tempo para produzir, a partir de materiais recicláveis, objetos de decoração e utilidades algo acessível e funcional para seu bebê, seu filho e para ela mesma na oficina de Arte e Reciclagem.
  • Cabine de foto – em um ambiente confortável e acolhedor, mães e pais poderão registrar sua emoção em foto.
  • Oficina Roda de Memória – valorizando as narrativas individuais e histórias de vida, a proposta é estreitar os vínculos e trabalhar em prol da construção da autonomia dos sujeitos participantes, no caso, mães, gestantes, pais e familiares, que terão seus depoimentos gravados em vídeo.
  • Túnel da Vida – a instalação apresenta representações das fases de desenvolvimento do feto, durante os nove meses de gestação. Além disso, áudios explicativos sobre cada fase da gestação permite aos participantes conhecerem todo o desenvolvimento do bebe até a hora do parto. O espaço proporciona uma experiência sensorial num ambiente intimista e confortante.
  • Cadastramento das gestantes no 155 – Central de apoio a gestantes.


 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar