WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/08/2012 - Comunicado - Raiva

Caso positivo de raiva em morcego foi confirmado na sexta-feira (10), por telefone à Secretaria Municipal de Saúde. O Departamento de Controle de Zoonoses foi acionado de imediato e iniciou nesta segunda-feira (13) o trabalho de bloqueio e orientação na área região central da cidade, onde o animal foi recolhido.

Com isso, equipes estão percorrendo de casa em casa os bairros Vila Maria Helena, Jardim Alexandre Campos, e parte do São Benedito e do Centro para ação de bloqueio de raiva. A meta é vacinar 720 animais entre cães e gatos, totalizando 4.363 imóveis na área.

Conforme o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, é muito importante que os moradores permitam a entrada dos agentes em casa para a vacinação dos animais ainda não imunizados. Caso o animal já tenha
recebido a vacina durante a campanha ou mesmo em clínica veterinária particular este ano, é necessário apresentar o comprovante.

Além disso, André reforça que as pessoas residentes nos demais bairros da cidade devem ficar atentas ao calendário da campanha de vacinação. “Se já passou a data da vacinação perto de casa, o proprietário pode levar o animal até o Centro de Zoonoses para receber a dose”, reforça.

O diretor explica que o município mantem trabalho constante de vigilância epidemiológico, o que tem tornado possível o diagnóstico rápido e ação eficaz de bloqueio contra a doença.

Se forem observados de cães e gatos com sintomas como paralisia, convulsão e/ou incapacidade de engolir alimentos, a pessoa deve entrar em contato com o departamento nos telefones 3315-4173 ou 3317-4655. A orientação vale
também para morcegos em vôo diurno de forma descoordenada ou mesmo caídos no chão. “Alertamos para que de forma alguma a pessoa toque no animal suspeito, sejam cães, gatos ou morcegos. Basta acionar o Centro de
Controle de Zoonoses para que a captura seja feita pelos agentes”, alerta.

Vacina – Pessoas acidentadas com cães, gatos e morcegos devem lavar imediatamente o local com água corrente e sabão. Em seguida, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde para início do tratamento profilático.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar