WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/08/2012 - Caravana Mães de Minas realiza oficinas para gestantes em Uberaba

De 17 a 19 de agosto, Uberaba será palco para a Caravana Mães de Minas que oferecerá oficinas e orientações gratuitamente a gestantes. O evento é realizado em parceria com Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e acontecerá na Escola Estadual Brasil, das 9h às 17h. Até agora, somente 12 municípios mineiros foram selecionados para receber o projeto itinerante.

Integrante da coordenação da Caravana, a referência técnica do Programa Saúde da Família (PSF), Priscila Amaral, explica que a programação será uma estratégia para consolidar o programa Mães de Minas. Segundo ela, o objetivo é mobilizar as gestantes e seus familiares para a importância do acompanhamento médico durante a gravidez e também no primeiro ano de vida do bebê.

Conforme Priscila, a estrutura vem com oficinas sobre o desenvolvimento da gestação, parto normal, aleitamento materno e até um túnel do tempo interativo com todas as fases da gravidez, sorteio de brindes e estandes para fotos com a família. “Com isso, esperamos atrair as pessoas e fazer o cadastro de gestantes no programa Mães de Minas. Assim, poderemos saber onde ela é atendida, monitorar se realmente está fazendo o pré-natal corretamente e ainda se a criança está recebendo acompanhamento periódico no primeiro ano de vida”, destaca.

A organizadora informa que o programa Mães de Minas já disponibiliza em Uberaba central de apoio a gestante por meio do telefone 155. Durante a caravana, também haverá equipe para o cadastramento das interessadas em receber o suporte da central.

Todas as cadastradas no Call Center terão as consultas de pré-natal monitoradas. A gestante receberá uma ligação antes da consulta para lembrá-la e outra depois da consulta para saber se foi realizada, se os exames corretos foram solicitados, entre outras questões. Além disso, durante todo o pré-natal a gestante ou qualquer pessoa da família poderá ligar para o 155 e tirar dúvidas, inclusive em situações de urgências.

O mesmo também vale para o acompanhamento do bebê até um ano de idade. A central liga para verificar a realização das três consultas no primeiro mês de vida da criança e as demais consultas mensais que devem ser feitas até um ano de idade, bem como oferece orientação em caso de dúvidas sobre a amamentação ou cuidados com a saúde do bebê. “Esta é uma maneira eficiente para promover a saúde tanto da mãe quanto da criança. Por isso, esperamos a   participação de todos durante a caravana”, conclui Priscila.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar