WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/07/2012 - Comunicado – Raiva animal

Superintendência Regional de Saúde confirmou nesta sexta-feira (20) caso positivo de raiva animal em Uberaba. O Departamento de Controle de Zoonoses já foi acionado e iniciou de imediato neste sábado (21) o trabalho de bloqueio e orientação na área onde o animal foi recolhido. Com isso, será antecipado o cronograma da campanha de vacinação para atender a região do bairro Jardim Copacabana. A ação continua neste domingo (22) e no restante da semana.

Conforme o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, a partir deste sábado (21), as equipes visitarão casa a casa a área que engloba os bairros Copacabana, Residencial Francisco Angotti, Morada do Park, Jardim Nova Era, Beija Flor, Morumbi, Parque Dos Girassóis, Portal Beija Flor, Jockey Park, Morumbi e Pacaembu. Serão vacinados todos os cães e gatos com idade de três meses em diante. A estimativa é imunizar aproximadamente 2.000 animais na região.

Além disso, os agentes estão orientando os moradores sobre medidas de prevenção e identificando todas as pessoas que tiveram contato direto com animal positivo para receberem a vacina antirrábica humana e o tratamento profilático.
Em paralelo, a Zoonoses continua a campanha contra a raiva na zona rural, visitando fazendas, sítios e chácaras para imunização de cães e gatos até o fim do mês.
 
Relatório - O caso confirmado se trata de uma cadela residente no Jardim Copacabana. O proprietário observou a suspeita de raiva no início de julho e entrou em contato com o Departamento de Controle de Zoonoses, que recolheu o animal para avaliação do médico veterinário.

Devido ao quadro grave, o cão foi eutanasiado no dia 4 de julho, conforme recomendação técnica do Ministério da Saúde. O material para análise laboratorial foi coletado e encaminhado para Belo Horizonte.
O Departamento de Controle de Zoonoses reforça que existe trabalho permanente de vigilância em relação à raiva, inclusive com investigação local, recolhimento e observação de animais agressores para notificação dos casos suspeitos, bem como coleta de material para análise em laboratório.

Em 2012 até a presente data, o departamento enviou 32 amostras de cães para diagnóstico laboratorial de raiva, dois de gatos e 13 de morcegos. Por enquanto, este foi o primeiro resultado positivo. Para mais informações ou dúvidas sobre a raiva animal: 3315-4173. 


 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar