WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/07/2012 - Agendamento eletrônico engloba ambulatório Maria da Glória

Agendamento eletrônico engloba ambulatório Maria da Glória Agendamento eletrônico engloba ambulatório Maria da Glória Agendamento eletrônico engloba ambulatório Maria da Glória

A partir da próxima semana, o ambulatório Maria da Glória começa a fazer parte do sistema de agendamento eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde. Com a integração, os pacientes de Uberaba não precisam mais enfrentar filas de madrugada para conseguir vagas para consultas no ambulatório.

O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, destaca que a humanização é a principal vantagem da parceria, pois agora os pacientes poderão aguardar em casa a confirmação por telefone da data da consulta. “Ninguém precisará ficar na chuva e no frio de madrugada para conseguir atendimento. É um passo fundamental para oferecer condições dignas ao usuário”, afirma.

Durante reunião com jornalistas, a diretora de Atenção Especializada, Cristina Strama, explicou como funcionará a integração. Segundo ela, a situação abrange quem está a espera da primeira consulta no ambulatório Maria da Glória. Ao invés de esperar a vaga nas filas, a orientação é que os pacientes procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade Regional de Saúde (URS) onde foram atendidas e receberam o encaminhamento.

Na UBS, as pessoas serão submetidas à avaliação do clínico geral e, se o profissional constatar a necessidade de tratamento com especialista, haverá a inserção no sistema de agendamento eletrônico para marcação da consulta. “Conforme o caso, o usuário poderá ser direcionado para as Unidades Regionais de Saúde, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e agora também para o complexo do ambulatório Maria da Glória, que inclui também os ambulatórios do departamento de pediatria e da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba [Funepu]”, salienta Cristina.

De acordo com a diretora, além de humanizar o atendimento aos pacientes e acabar com as filas da madrugada, a integração do Maria da Glória ao sistema de agendamento eletrônico disponibilizará mais profissionais e novas especialidades que ainda não eram oferecidas na rede municipal. É o caso, por exemplo, da hemotologia, pneumologia, proctologia, geriatria, nefrologia e atendimentos específicos para o público infantil em cardiologia, neurologia, entre outras. “Sem contar que haverá um reforço em áreas que já atendemos, como a oftalmologia e neurologia. Nossa expectativa é diminuir o tempo de espera”, acrescenta.

As marcações de consultas para o ambulatório Maria da Glória começam a partir da próxima semana. Cristina orienta os pacientes que receberem a confirmação da vaga por telefone a conferir o cartão de identificação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. “Quem não tiver esse documento, deve se dirigir ao ambulatório antes do dia da consulta para fazer. É preciso apenas o RG, o CPF, o comprovante de residência no nome do paciente, cartão SUS e o encaminhamento do médico. Após a ligação, tem um prazo até a consulta. Então, pedimos que aproveitem esse tempo e façam com antecedência o cartão”, explica.

Sem alteração - Para quem já está em tratamento no ambulatório Maria da Glória, no ambulatório de pediatria ou na Funepu não haverá mudança e os pacientes podem continuar se buscando a marcação diretamente no mesmo local. O mesmo vale ara os pacientes que vem de outras cidades, que permanecerão sendo atendidos diretamente no ambulatório, por meio do SUSfácil. Para mais informações: 3331-2757.

Agendamento Eletrônico

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar