WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/07/2012 - Secretário alerta para a prevenção à gripe A

Medidas de prevenção contra a gripe H1N1 devem ser intensificadas durante o período de frio. Alerta é do secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, que participou de reunião em Belo Horizonte esta semana para discutir a situação com representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e outros gestores municipais.

Hial reforça que já existem mortes por causa da Influenza A confirmadas no Estado. Por isso, o momento é de alerta para os gestores e a população. Embora reforce que não há risco de uma pandemia em Uberaba como ocorreu em 2009, o secretário lembra que a prevenção é sempre o melhor remédio. “Numa cidade vizinha, foram registrados oito óbitos por H1N1. Em Uberaba, tivemos um. Isso é um alerta: a população não pode achar de maneira nenhuma que a situação da gripe A está superada, porque não está. Toda precação é fundamental”, destaca.

De acordo com Hial, os cuidados básicos com a higienização devem ser observados. Ele cita, por exemplo, a proteção das vias aéreas ao espirrar ou tossir, o uso do lenço descartável para a higiene nasal e a limpeza das mãos com freqüência com álcool em gel ou água e sabão.

Outro conselho é evitar aglomerações em caso de suspeita de gripe. O secretário ressalta que, devido ao período de férias, muitas pessoas procuram os cinemas, shoppings e restaurantes como lazer em julho, porém a recomendação médica é que as pessoas que apresentarem sintomas de gripe fiquem em casa para evitar a transmissão do vírus.

Além disso, o secretário comunicou sobre a extensão da vacinação para crianças e gestantes. A campanha nacional foi encerrada em junho, mas, por orientação do Estado, as mulheres que engravidaram após este período e também os bebês que completaram seis meses de idade também serão imunizados. As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CAISM).

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Eliane Lacerda, explica que a vacinação foi estendida até outubro para as crianças. Já para as gestantes, o prazo vai até novembro.

Casos especiais – O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE/MG) também já disponibiliza a vacina para as pessoas portadoras de doenças pulmonares, renais cardiovasculares, circulatórias e do sistema sanguíneo, distúrbios metabólicos, portadores de síndromes genéticas ou transtornos que possam comprometer a função respiratória, portadores de qualquer tipo de imunossupressão e pessoas com menos de 18 anos medicadas por longo período com Ácido Acetil Salicílico.

Para liberação da dose, é necessário se dirigir à Central de Vacinas com os seguintes documentos: receita médica com a solicitação e relatório com justificativa, cópia do RG, cópia do cartão SUS, cópia do comprovante de residência e duas cópias do cartão de vacinas. Mais informações 3322-7822.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar