WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/07/2012 - Uberaba atinge meta de vacinação contra paralisia infantil

Campanha de vacinação contra a poliomielite termina nesta sexta-feira (6). Uberaba já atingiu a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde, mas as unidades de saúde continuam mobilizadas para imunizar as crianças menores de cinco anos de idade.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Eliane Lacerda, conta que 17.561 crianças tomaram a gotinha para proteção contra a paralisia infantil. O número corresponde a 95,51% de cobertura do público alvo previsto pelo Ministério.

“Agradecemos a colaboração dos pais que levaram seus filhos para tomar a vacina. Esperamos que ainda ocorra uma adesão maior até o encerramento da campanha, pois a nossa meta é alcançar 100% das crianças”, destaca.

O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, reforça que a conscientização dos pais é muito importante para manter o Brasil livre da pólio. Ele lembra que todos os menores de cinco anos devem tomar a gotinha, mesmo que já tenham sido vacinados anteriormente. “O país tem certificado de erradicação da doença desde 1994. Mesmo sem a circulação do vírus aqui há 18 anos, precisamos fortalecer as nossas barreiras porque alguns países registraram casos de paralisia infantil em 2012 e atualmente existe um fluxo de turismo internacional muito grande. Então, a campanha é uma medida para evitar a reintrodução desse vírus no Brasil”, explica.

As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Regionais de Saúde (URS) e Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). O funcionamento é das 7h às 17h.

H1N1 - As unidades de saúde continuam aplicando a segunda dose da vacina contra a gripe em crianças de seis meses até dois anos de idade. Devem fazer o reforço apenas os bebês que foram imunizados pela primeira vez este ano. Ao todo, 3.163 crianças estão neste grupo e 2.402 já completaram o esquema de vacinação. Outras 761 ainda devem retornar às unidades para a segunda vacina. As mães precisam ficar atentas ao cartão, pois é necessário intervalo de 30 dias entre as doses.
Do público infantil, há ainda 2.082 crianças já vacinadas em 2011 que a partir deste ano receberam a dose única contra a gripe no período da campanha.



 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar