WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/06/2012 - Mais de 400 pessoas receberam orientação sobre o Diabetes

Mais de 400 pessoas receberam orientação sobre o Diabetes. Foto: Enerson Cleiton Mais de 400 pessoas receberam orientação sobre o Diabetes. Foto: Enerson Cleiton Mais de 400 pessoas receberam orientação sobre o Diabetes. Foto: Enerson Cleiton

Evento realizado nesta quarta-feira (27) em alusão ao Dia Nacional do Diabetes reuniu mais de 400 pessoas na praça Rui Barbosa para orientações sobre a doença. Equipe com médico endocrinologista, nutricionista e enfermeiros ofereceu serviços como medição de glicose, aferição de pressão e informações quanto ao programa Hiperdia durante a mobilização.

Segundo a coordenadora do evento, Priscilla Amaral, o resultado foi bastante positivo porque houve muitas oportunidades para alertar sobre a necessidade de acompanhamento contínuo do diabetes. “Vários pacientes recebem a medicação e não freqüentam os grupos do Hiperdia. Foi a chance para explicar a importância do esforço para mudança de hábitos, tema que é sempre trabalhado nos grupos. Esperamos que agora eles tenham uma participação efetiva no programa, pois são oferecidas atividades de ginástica orientada, palestras sobre alimentação saudável e outros atendimentos importantes para o controle da doença”, destaca.

A enfermeira acrescenta ainda que a mobilização permitiu identificar novos casos de diabetes. Segundo Priscilla, três pessoas atendidas no local estavam com alteração no nível de glicose e todas foram encaminhadas para início de tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Para fazer parte do Hiperdia, basta se cadastrar na UBS mais próxima de casa. É necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão SUS. A partir daí, o paciente pode ter acesso a todos os benefícios do programa, que distribui medicação e realiza encontros de grupo periódicos com orientação de profissionais de saúde sobre os cuidados referente a alimentação, prática de exercício físico e hábitos saudáveis.

Atualmente, 10.579 pacientes portadores de diabetes estão cadastrados no Hiperdia, sendo 2.150 insulinodependentes. Por meio do programa Remédio em Casa, 5400 pessoas com diabetes recebem a medicação pelos Correios.
  
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar