WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/06/2012 - Saúde conscientiza população sobre diabetes e reforça importância do programa Hiperdia

Nesta quarta-feira (27), das 8h às 12h, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital São Domingos realizam na praça Rui Barbosa evento em alusão ao Dia Internacional do Diabético. A equipe oferecerá serviços como medição de glicose, aferição de pressão e também informações sobre o programa Hiperdia. No evento, haverá a presença de médico endocrinologista, nutricionista e técnicos de enfermagem para orientar sobre o controle do diabetes.

De acordo com a referência técnica do Programa Saúde da Família, Priscilla Amaral, o objetivo da mobilização é conscientizar sobre o diabetes e incentivar os portadores da doença a participarem do programa Hiperdia. “Também vamos aproveitar para identificar pessoas que tem a doença, mas não sabem. Assim, podemos orientar quanto ao tratamento e direcioná-lo para o acompanhamento nas unidades básicas”, destaca.

A referência técnica ressalta que basta se cadastrar na unidade básica de saúde mais próxima de casa para fazer parte do programa. É necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão SUS.
A partir daí, o paciente pode ter acesso a todos os benefícios do Hiperdia, que realiza encontros de grupo periódicos com orientação de profissionais de saúde sobre os cuidados referente a alimentação, prática de exercício físico e hábitos saudáveis. “Só a medicação, muitas vezes, não produz o efeito desejado. Os grupos tem atividade de ginástica orientada e informações necessárias para a melhor qualidade de vida dos pacientes. Por isso, queremos a participação efetiva das pessoas portadores de diabetes e de hipertensão”, reforça.

Atualmente, 10.579 pacientes portadores de diabetes estão cadastrados no Hiperdia, sendo 2.150 insulinodependentes. Por meio do programa Remédio em Casa, 5400 pessoas com diabetes recebem a medicação pelos Correios.

 
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar