WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/06/2012 - Fumacê intensifica bloqueio da dengue

Após o recesso de Corpus Christi, o fumacê retoma o trabalho de bloqueio nos bairros da cidade com maior concentração de casos suspeitos de dengue. Nesta segunda-feira (11), a aplicação de inseticida será feita nas ruas do Guanabara, Frei Eugênio, Jardim Maracanã, Elza Amuí, Mangueiras, Maringá e José Barbosa. De janeiro a maio, 435.565 imóveis já foram beneficiados com o trabalho do fumacê.

O diretor do departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, destaca que é muito importante os moradores abrirem as portas e janelas para permitir a penetração do inseticida em casa. “Os mosquitos, geralmente, ficam dentro da residência. Então, para eliminar o Aedes aegypti é preciso que as partículas se difundam no ambiente”, recomenda, lembrando que o produto utilizado é certificado pelo Ministério da Saúde e não representa riscos à saúde humana.

De acordo com André, o fumacê é apenas um braço do trabalho de combate à dengue desenvolvido no município. As ações de rotina continuam acontecendo normalmente. Nos primeiros cinco meses do ano, os agentes realizaram 223.053 visitas de rotina a imóveis e 1.288 vistorias quinzenais a pontos estratégicos como ferros-velhos, borracharias, cemitérios, clubes desativados, praças, entre outros para identificar e eliminar focos do Aedes aegypti. No período, 325.100 quilos de pneus foram coletados.

Além disso, o mutirão de limpeza recolheu 16.990 quilos de outros materiais que acumulavam água apenas no primeiro mês de atuação, o que corresponde a 33 caminhões.

Nas ações de bloqueio, os agentes ainda trabalharam 17.256 imóveis com a aplicação de inseticida por meio de bombas portáteis, aplicação de larvicida, retirada de focos do mosquito e orientações. “Reforçamos que nenhuma das ações é suficiente sem o envolvimento da comunidade. A luta contra a dengue é de todo cidadão, pois cada é responsável pelo cuidado diário do seu ambiente”, conclui o diretor.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar