WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/06/2012 - Saúde já realizou quase 1.600 testes do pezinho este ano

Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado nesta quarta-feira (6) pelo Ministério da Saúde e a data serve para reforçar a importância do exame para os recém-nascidos, possibilitando o diagnóstico precoce e o início de tratamento de doenças como anemia falciforme e fibrose cística. Em Uberaba, até maio deste ano, 1.580 testes foram realizados com bebês nos primeiros dias de vida.

A referência técnica do Programa de Triagem Neonatal da Secretaria Municipal de Saúde, Silvana da Silva, explica que as mães podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para fazer a coleta do teste do pezinho. O serviço também está disponível na sala de vacina do ambulatório Maria da Glória. “O período ideal para a realização é no quinto dia de vida do bebê. As coletas são realizadas em todas as Unidades de Saúde justamente para facilitar o acesso e permitir que todos os recém-nascidos façam o exame no menor prazo possível”, pondera.

O exame identifica casos de doença falciforme, hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e fibrose cística, além de verificar a existência de traço falciforme e de traço de hemoglobinopatia. Conforme Silvana, nos 1580 testes realizados este ano, já foram diagnosticados três casos para hipotireoidismo congênito e dois casos para doença falciforme.

Em 2011, 3.409 bebês fizeram o teste do pezinho. A presença do traço falciforme foi verificada em 130 bebês e o traço de hemoglobinopatia em 31. “Quem apenas é portador do traço não tem a doença e não precisa de tratamento especializado, mas a informação é importante para conscientizar no futuro. Se duas pessoas portadoras de traço tiverem filhos, existe o risco da criança nascer com a doença”, explica.

No ano passado, os exames identificaram ainda cinco casos para anemia falciforme e um para hipotireoidismo congênito. Nenhum dos testes registrou fibrose cística. “É muito importante este resultado porque as crianças já podem ser encaminhadas para tratamento o mais rápido possível e assim evitar complicações futuras à saúde. Todos os bebês com alterações confirmadas no exame já estão recebendo assistência”, alerta.
As crianças recebem acompanhamento de acordo com o tipo de alteração apresentada.

Portadores de hipotireoidismo são acompanhados pela Dra Heloisa Marcelina da Cunha Palhares, endocrinologista do Programa de Triagem Neonatal no Centro de Saúde Eurico Vilela. Portadores de doença falciforme são tratados no Hemocentro de Uberaba.

Já os recém-nascidos portadores de  fenilcetonúria são tratados no Hospital de Clínicas em Belo Horizonte/MG. O mesmo procedimento é adotado para os portadores de fibrose cística. Os pacientes que precisam ser encaminhados para Belo Horizonte tem a disponibilidade do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), por meio da Central de Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar