WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

31/05/2012 - Programa antitabagismo já funciona em unidades básicas

Dia Mundial sem Tabaco foi celebrado nesta quinta-feira (31) em Uberaba já com ações descentralizadas do Programa Municipal de Controle do Tabagismo. O serviço que antes era concentrado no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) agora funciona em mais oito unidades básicas de saúde.

Comemorando o sucesso do processo de descentralização, a coordenadora do programa, Sônia Teresinha Rosa, destaca que o atendimento acontece durante todo o ano no Caism e nas unidades básicas de saúde dos bairros Valim de Mello, Bairro de Lourdes, Tutunas, Volta Grande, Elza Amuí, Fabrício, Boa Vista e Alfredo Freire. “Estamos lutando pela prevenção e por uma vida mais saudável. Por isso, continuamos recebendo as pessoas interessadas em parar de fumar e realizamos a descentralização para facilitar o acesso a mais pacientes”, salienta.

A coordenadora conta que hoje, no Caism, aproximadamente 500 pessoas são atendidas no programa, incluindo os grupos e as pessoas que passam pela triagem inicial. Além disso, cada unidade básica já tem um grupo de apoio com média de 20 integrantes, totalizando 160 pessoas atendidas nos bairros. “É muito importante ter uma data para nos lembrar a luta contra o tabagismo. O cigarro é legalizado, mas é uma droga como outra qualquer e traz riscos à saúde”, acrescenta.

O programa de controle ao tabagismo tem a duração de um ano, incluindo terapia comportamental e medicamentosa. Nos quatro primeiros meses, as sessões são semanais. Nos quadrimestre seguinte, os encontros acontecem de 15 em 15 dias, encerrando o período de cessação. Já nos últimos quatro meses, denominados como fase de manutenção, os encontros são mensais.

Os interessados podem procurar o programa espontaneamente ou por indicação médica. Eles passam por avaliação e são encaminhados ao grupo de apoio e também ao médico para acompanhamento.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar