WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/05/2012 - Banco de Leite procura novas doadoras

Volume de leite coletado para o Banco de Leite Humano diminuiu quase 50% no início deste ano. Em dezembro de 2011, foram processados 52,27 litros para atender bebês prematuros em situação de risco. O montante apresentou queda progressiva nos quatro primeiros meses de 2012, chegando a 19,13 litros em abril.

Conforme balanço do primeiro quadrimestre, a coleta em janeiro foi de 34,84L e a distribuição de 51,69L. No mês seguinte, as doações totalizaram 20,74L de leite e 22,87L foram utilizados. Em março, foram processados 15,38L e a demanda atingiu 17,89L. No mês passado, 19,13L foram doados e 16,81L distribuídos. Atualmente, o serviço conta com 24 doadoras.

A gerente do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), Ângela Rocha, destaca que devido ao estoque restante do ano passado ainda não houve falta de leite. Por mês, em média, 30 crianças são atendidas com o leite materno. No entanto, ela alerta: “Precisamos de mais doadoras para garantir o abastecimento e continuidade do serviço. O volume de leite já diminuiu drasticamente e se continuar assim não teremos como atender todos os bebês”.
Para se tornar doadora, basta ligar nos telefones 3314 – 6608 (Caism) e 3333 – 2600 (Hospital Beneficência Portuguesa) e preencher formulário. A candidata deve informar o uso de medicamentos, pois alguns são contra-indicados e impedem a doação. As voluntárias não podem fumar, nem consumir bebidas alcoólicas.

Além disso, é feita coleta de sangue para testagem de HIV, sífilis, hepatite e HTLV 1 e 2. A equipe vai até a casa da candidata para recolher a amostra e encaminhar ao laboratório. Se o resultado for negativo, a mulher está apta a doar e receberá em casa um kit esterilizado, bem como informações para a coleta e armazenamento.  O leite é recolhido diariamente pela equipe na residência da doadora.





 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar