WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/05/2012 - Saúde mantém ações para reduzir óbito materno

Secretaria Municipal de Saúde mantém trabalho de vigilância e acompanhamento para reduzir os óbitos maternos em Uberaba. O número de casos permaneceu estável de 2010 para 2011, com registro de três casos por ano. Em 2012, um óbito materno foi confirmado até agora e as causas ainda estão sendo investigadas.

Lembrando a comemoração do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna nesta segunda-feira (28), a presidente do Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal de Uberaba, Luciana Bessa, ressalta que as medidas de prevenção são contínuas no município.

Segundo a enfermeira, as equipes do Programa Saúde da Família tem atuado de forma intensa para identificar gestantes e conscientizar sobre a importância da realização do acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde, orientando também as pacientes para os exames preventivos necessários. “O número de óbitos registrado está dentro da média nacional. Estamos lutando para diminuir os casos por meio da informação, sensibilização e assistência às gestantes”, afirma.

Até agora, 1.171 mulheres grávidas estão cadastradas no Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (Sisprenatal) e recebendo atendimento. Em 2011, o número total de gestantes acompanhadas foi de 2.030.

De acordo com a referência técnica do Sisprenatal, Luciana Sueli Cristino, assim que surgir a suspeita da gravidez, as mulheres devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência para confirmação e início do pré-natal de forma correta. Além das consultas médicas e exames, as futuras mães podem participar de grupos sobre planejamento familiar e recebem informações sobre os cuidados durante a gestação, o parto, o aleitamento materno e demais cuidados com o bebê.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar