WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/05/2012 - Prefeitura lança consultório de rua em Uberaba

Prefeitura lança consultório de rua em Uberaba Prefeitura lança consultório de rua em Uberaba Prefeitura lança consultório de rua em Uberaba

Atendimento em Saúde Mental no município agora conta com o Consultório de Rua. O projeto faz parte das ações do plano “Crack, é possível vencer”, lançado pelo governo federal no fim do ano passado. O objetivo é oferecer assistência com equipe multidisciplinar a pessoas com transtornos mentais associados à dependência química e que facilitar o acesso aos serviços da rede.

O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, explica que o município enviou projeto ao governo federal e conseguiu aprovação de R$ 150 mil do programa nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas para implantação do consultório de rua este ano. Desde então, a equipe já começou a estruturar o consultório e cronograma para início das ações. “A nova ferramenta é avanço para a rede de atendimento em Saúde Mental, que já é uma referência em Minas Gerais”, destaca.

Neste primeiro momento, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Ronda Social e dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), estão realizando em conjunto um diagnóstico dos pontos com maior demanda para mapeamento de áreas onde haverá atuação do consultório. A partir do levantamento, serão determinados os locais para a realização das atividades interventivas. 
A diretora de Atenção Especializada, Cristina Strama, salienta que o consultório terá um ponto fixo em cada área para facilitar a aproximação inicial com os pacientes. “Nós trabalhamos com uma população flutuante em muitos locais escolhidos para a intervenção. Por isso, é estabelecido um lugar, dia e hora para os encontros e a presença da equipe será constante nesses encontros. Assim, podemos criar uma referência e estar mais acessíveis aos usuários”, acrescenta.

A equipe volante do consultório é formada por psicólogo, assistente social, técnica de enfermagem e um motorista. O veículo utilizado pelo grupo foi caracterizado para se tornar também uma referência aos pacientes. Cristina pondera que o consultório é uma ferramenta complementar para a rede de assistência a pessoas com transtornos relacionados ao álcool e outras drogas.

Segundo a diretora, o município dispõe do Centro de Atenção Psicossocial para os Dependentes de Álcool e outras Drogas (CAPS AD) para onde os usuários podem ser encaminhados e receber tratamento multidisciplinar. Além disso, as unidades básicas de saúde funcionarão como suporte para o acompanhamento dos pacientes identificados pelo consultório.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar