WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/05/2012 - URS Mercês entra em operação

URS Mercês entra em operação URS Mercês entra em operação URS Mercês entra em operação

Inaugurada ontem, a Unidade Regional de Saúde (URS) Mercês começa a funcionar nesta segunda-feira (14) com atendimento em neurologia infantil e ortopedia. Além disso, o prédio abrigará temporariamente as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Santa Marta e Tutunas, oferecendo também atendimento com equipe formada de clínico geral, pediatra, ginecologista, fisioterapeuta, psicológico, enfermeiros e assistente social.  

O prefeito Anderson Adauto cumprimentou a família da homenageada Nídia Modesto Veludo (1958-2010) durante a solenidade e destacou que a construção da URS para atender a região do Mercês foi uma necessidade apontada pela servidora. “Quando assumi o governo, não existia Unidade Regional de Saúde. Construímos duas, no Boa Vista e São Cristóvão, e agora inauguramos mais esta. Com isso, temos estrutura necessária para oferecer bom atendimento à população. Tudo isso faz parte de um processo de melhorias no setor”, acrescenta.

Anderson também anunciou o início da construção da nova UBS Mercês em julho. AA reforça que a unidade regional e a unidade básica do Mercês vão funcionar de forma integrada com o Hospital Regional e todo o empenho está sendo feito para a inauguração do HR ainda este ano. “Estamos em contato com a construtora e acreditamos que será possível inaugurar o hospital em 2012. Então, já temos uma reunião em Belo Horizonte esta semana para articular com o governo estadual o custeio de 25% da manutenção do hospital”, revela.

Depois de cumprimentar a equipe técnica da Secretaria de Saúde e elogiar o comprometimento dos servidores, o secretário explicou que a nova URS tem como missão ser referência e contra-referência ambulatorial para o Hospital Regional. “Justamente por isso neste momento o funcionamento será parcial, começando com as especialidades médicas de neurologia infantil e ortopedia. As demais serão definidas a partir da demanda do Hospital, pois a unidade permitirá aos pacientes que saírem da estrutura hospitalar a continuidade do tratamento em nível ambulatorial, igual acontece no Hospital de Clínicas e no ambulatório Maria da Glória”, destacou.
Segundo Hial, a região contará com um grande complexo de saúde quando o hospital entrar em operação e a transferência do atendimento das UBS’s Santa Marta e Tutunas para o prédio inaugurado no domingo já inicia a estruturação dos serviços na região. “As unidades básicas do Santa Marta e Tutunas estão estavam em locais inadequados. Então, a mudança dará mais conforto aos usuários até a conclusão da nova unidade básica do Mercês. Não haverá qualquer prejuízo ao atendimento”, pondera.

Obra - A URS Mercês funcionará anexa ao futuro Hospital Regional, contando com uma área construída de 1.488 metros quadrados e a expectativa é a cobertura de 100 mil habitantes. Toda obra está avaliada em R$ 1.796.144.93 e foi financiada com recursos do Ministério da Saúde, que disponibilizou R$ 1.500.000.00 por meio de emenda do deputado Paulo Piau. O restante corresponde à contrapartida do município.


 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar