WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/09/2009 - Comitê de enfrentamento à gripe A reúne-se e mantém decisões

Comitê de enfrentamento à gripe A reúne-se e mantém decisões Comitê de enfrentamento à gripe A reúne-se e mantém decisões

Reunido na manhã desta sexta-feira, dia 04, a pedido do prefeito Anderson Adauto, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1) decidiu manter a conduta tomada desde abril: não cancelar a realização de eventos, não suspender as aulas nas instituições de ensino e manter as estratégias de prevenção. Segundo o secretário de Saúde, Valdemar Hial, a decisão foi tomada frente ao cenário, não só de Uberaba, mas como do país em um todo, “da doença estar em uma curva de declínio”, de acordo com dados apresentados. A equipe ainda frisou que no município a situação não pede, ao menos no momento, atitudes de proibições, mas sim de orientação.

Atualmente em Uberaba existem 91 pacientes em monitoramento, sendo 28 em internamento e 63 em isolamento domiciliar. Até o momento, sete resultados já foram divulgados, dois positivos e cinco negativos. Outras 33 pessoas aguardam resposta. Na oportunidade, o Comitê reforçou as orientações de prevenção e higienização, de evitar ao máximo aglomerações e o pedido para àqueles que apresentarem sintomatologia de gripe que se dirijam até uma UBS, que de acordo com o quadro e diagnóstico médico será ou não direcionado à Unidade Referenciada contra a Gripe, situada na Unidade de Pronto Atendimento São Benedito.

“A unidade referenciada está preparada para atender os casos que necessitarem de internação. Estamos com 7 pessoas internadas, mas temos leitos para 12 e estamos ampliando para 15”, pontuou Valdemar. O Comitê ainda tranquilizou sobre o medicamento “oseltamivir”, comercialmente conhecido como Tamiflu, que conforme Protocolo do Ministério da Saúde encontra-se disponível. Também membro do Comitê, o secretário municipal de Educação e Cultura, Marcos Juliano Bordon, apresentou as ações realizadas nas instituições de ensino da cidade. Segundo Bordon, todos os diretores, vice-diretores e professores receberam orientações e trabalham como multiplicadores das informações recebidas sobre a doença. “Tenho visitado todas as escolas e não há motivo de alarde.

O trabalho está sendo feito de maneira correta e as crianças que apresentaram sintomas de gripe, os próprios pais não estão levando às aulas”, explicou o secretário, acrescentando que uma compra emergencial já foi autorizada para aquisição de mais materiais de limpeza e higiene. E, diante da preocupação externada pela imprensa sobre os professores, o secretário disse que todos os servidores que apresentam quadro clínico de gripe estão sendo afastados, sem ter contato com os alunos e são substituídos até total recuperação, sem causar transtornos aos estudantes.

Finalizando a reunião, o Comitê explicou que continuará de “olho” na situação da cidade e diante de alguma mudança no quadro municipal, tomará as atitudes necessárias.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar