WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/05/2012 - Descartados óbitos por suspeita de dengue em Uberaba, mas combate permanece intensificado

Duas suspeitas de óbito por suspeita de dengue foram descartadas após conclusão de exames de laboratório. Resultado foi encaminhado esta semana para a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo assim, o alerta continua para o combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade. Além do trabalho do Departamento de Controle de Zoonoses, o fumacê está percorrendo os locais onde houve notificações de dengue para aplicação de inseticida.

Esta semana, o fumacê realizou ação de bloqueio nos bairros Parque das Américas, Volta Grande, Vila Leandro, Vila Presidente Vargas, Vila Bela Vista, Valim de Melo, Abadia, Nossa Senhora Aparecida, São Vicente e Fabrício.

O diretor de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, orienta os moradores deixarem as janelas e portas abertas para que o inseticida possa penetrar e matar os mosquitos adultos. A pulverização começa às 17h e se estende até às 22h. Por enquanto, foram realizadas ações de bloqueio com a aplicação de inseticida em 15.182 imóveis devido à existência de casos suspeitos de dengue.

Os agentes também continuam com as visitações de rotina: foram 171.487 visitas até agora para eliminar criadouros, aplicar larvicida e orientar os moradores. Outra medida em andamento é o monitoramento quinzenal de pontos estratégicos como cemitérios, praças, clubes desativados, borracharias, ferros-velhos, entre outros. Até agora, os agentes realizaram 1.127 vistorias nestes locais para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue.

Além disso, o mutirão de limpeza está em andamento na cidade e já recolheu 8.100 quilos de materiais que acumulam água para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Isso corresponde a 17 caminhões.  Também continua o trabalho de coleta de pneus usados, atingindo 269.720 quilos de material recolhido no período.

O departamento posiciona ainda que 2.099 solicitações encaminhadas ao Disk-Dengue foram atendidas e o Programa de Educação em Saúde permanece atuante com 1.821 projetos de conscientização para o combate ao mosquito.
Segundo André, o Poder Público está cumprindo seu papel no controle da dengue e existe vigilância constante para conter o avanço da doença. Entretanto, é sempre necessário reforçar a importância do envolvimento da comunidade. “O cuidado diário dentro de casa cabe a cada cidadão”, conclui.



 
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar