WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/04/2012 - Saúde prepara informatização de salas de vacina

Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (9) processo de informatização de salas de vacina. Enfermeiros foram treinados para utilizar o novo sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que cria banco de dados com as informações do cartão de vacinas e permite acompanhar o calendário de imunização do paciente em qualquer unidade.

Para o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, com o novo programa será possível ter controle do cumprimento do calendário de vacinação, pois muitos pacientes perdem o cartão de vacinas e não seguem o cronograma de imunização previsto pelo Ministério da Saúde. “Vacina não é coisa só de criança. Na idade adulta também existem doses necessárias para prevenir doenças. O problema é que a pessoa perde o cartão e esquece disso. Com o sistema, o próprio profissional poderá consultar e orientar o usuário”, destaca.

A assessora de Tecnologia de Informação da Secretaria, Rita de Cássia Sene, acrescenta que até então o programa utilizado oferecia apenas o registro das salas de vacina e as doses aplicadas em cada unidade. Com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), a ferramenta incluirá o cadastro dos usuários. Segundo ela, o município tem até junho deste ano para fazer as adequações necessárias e estar com o software em funcionamento em toda a rede. “Com esses dados, poderemos acionar as equipes do Programa de Saúde de Família para fazer a busca ativa de quem estiver com o cartão desatualizado”, reforça.

Conforme a assessora, outra vantagem é ter o cartão disponível on-line em caso de perda. “Este é um documento importante. Quando a pessoa viaja é necessário ter certeza de estar com as doses de vacina em dia”, lembra e informa que os usuários que tiverem o cartão em mãos devem procurar a unidade de saúde mais próxima para incluir as informações no sistema.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar