WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

30/03/2012 - Uberaba discute projeto de atenção domiciliar com técnica do Ministério da Saúde

Uberaba discute projeto de atenção domiciliar com técnica do Ministério da Saúde

Implantação das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) em Uberaba foi discutida nesta sexta-feira (30) com representante do Ministério da Saúde. No encontro, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento do serviço e discutir acertos finais para a construção da nova modalidade assistencial. Uberaba foi habilitada este ano para criar três equipes.

O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, destaca que a previsão é iniciar o atendimento das equipes no primeiro semestre e adianta que as providências necessárias para contratação dos profissionais já estão em andamento. “O Melhor em Casa será um avanço para a Saúde no município. Com a continuidade da assistência ao paciente na residência, poderemos desafogar as UPAs”, reforça.

Referência técnica da Coordenação de Atenção Domiciliar em Minas Gerais, Mariana Borges Dias avalia que a Secretaria tem uma rede bem estruturada para dar apoio às equipes domiciliares. Segundo ela, a integração entre todos os níveis de assistência é fundamental para o bom funcionamento do serviço. “Todo mundo está envolvido, desde a central de regulação da Secretaria até a universidade. Com isso, Uberaba sai na frente”, afirma e salienta que os benefícios atingirão toda a rede assistencial.

A analista em regulação da Secretaria de Saúde, Fernanda Camargo, explica que a visita técnica foi organizada para mostrar o serviço existente no município e direcionar o processo de trabalho para estruturação das equipes. Ela acrescenta que as equipes domiciliares estarão vinculadas à UPA São Benedito, hospitais e unidades básicas de saúde. “Essas unidades que irão referenciar pacientes para o atendimento em casa, caso o médico recomenda a continuidade do tratamento na própria residência”, esclarece.

O Ministério da Saúde habilitou duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad) e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap) para o município. As Emads serão compostas por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de enfermagem. Já o grupo de suporte contará com farmacêutico, assistente social e nutricionista.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar