WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/03/2012 - Zoonoses realiza novo LIRAa na próxima semana

Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Zoonoses, prepara para a próxima semana novo Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa apontará os bairros com maior risco de infestação do mosquito transmissor da dengue e permitirá traçar estratégias para conter a doença no município. O LIRAa de janeiro ficou em 3,36%, o que representa médio risco conforme os parâmetros do Ministério da Saúde.
O diretor do Departamento de Zoonoses, André Ribeiro, explica que o serviço de combate está intensificado desde o fim do ano passado por causa do período de chuvas. Segundo balanço de janeiro e fevereiro de 2012, os agentes já realizaram 88.130 visitas de rotina a imóveis para orientar os moradores, aplicar o larvicida e eliminar eventuais focos do Aedes aegypti. Houve ainda ações de bloqueio em 6.410 imóveis situados próximo a pacientes com suspeita de dengue.
Também foram promovidas 471 vistorias quinzenais em pontos estratégicos como clubes desativados, cemitérios, praças e borracharias, além de 928 atendimentos a denúncias do disk-dengue e recolhimento de 122.120 kg de pneus. “Estamos trabalhando incessantemente, mas precisamos do cuidado de cada cidadão no quintal de sua casa para termos um resultado diferente no LIRAa e um risco menor de dengue”, pondera.
André salienta que no levantamento anterior vasos de planta e bebedouros de animais foram os principais problemas. O lixo doméstico e os depósitos fixos, como calhas e ralos, também representaram focos predominantes do Aedes. “Juntamente com a atuação dos agentes, precisamos da atenção diária dos moradores para evitar o acúmulo de água parada nestes locais”, alerta.
Conforme o diretor, a limpeza dos bebedouros de animais deve ser feita periodicamente com água e bucha para eliminar ovos do mosquito. Outra dica é furar os pratinhos de planta, conferir se as caixas d’água estão tampadas e desentupir as calhas no telhado.
Até agora, Uberaba tem 96 casos de dengue clássica confirmados por exames de laboratório e 90 já descartados.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar