WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/03/2012 - Uberaba está acima da média nacional e estadual no IDSUS

Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS 2012) aponta que Uberaba está com desempenho acima da média nacional e estadual. O município atingiu pontuação igual a 6,48, enquanto o Brasil ficou com 5,4 no geral e Minas Gerais está com índice de 5,87. A ferramenta avalia o acesso aos serviços e também a qualidade do atendimento prestado na Atenção Básica, Especializada Ambulatorial e Hospitalar de Urgência e Emergência.
Entre os itens analisados pelo Ministério da Saúde, 14 são referentes ao acesso dos usuários à rede assistencial. Os critérios analisam a cobertura do Programa Saúde da Família, atendimento em Saúde Bucal, realização de consultas pré-natal, vacinação infantil, realização de exames preventivos de cânceres de mama e de colo do útero.
Outros 10 indicadores medem a efetividade, ou seja, se o serviço foi prestado adequadamente. Neste segmento, são observados a cura de casos novos de tuberculose e hanseníase, a proporção de partos normais; o número de óbitos em menores de 15 anos que foram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e o número de óbitos durante internações por infarto agudo do miocárdio.
O prefeito Anderson Adauto analisa que a Saúde é um setor complexo e ainda tem desafios a enfrentar. Porém, AA ressalta que conseguir um resultado superior à média do Brasil, do Estado e da região Sudeste reflete o todo o processo de melhorias realizado ao longo do mandato. “Fomos melhores até que Uberlândia, que geralmente é alvo de comparação. Isso mostra que estamos avançando”, completa.
Comemorando o resultado, o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, destaca que Uberaba atingiu nota máxima em cinco indicadores devido à cobertura em Saúde Bucal oferecida nas unidades de saúde, o bom desempenho nas campanhas de vacinação infantil e o trabalho permanente de vigilância e prevenção a doenças como sífilis congênita e tuberculose. “Dos 20 indicadores avaliados, ficamos acima da média em 17. Isso principalmente por causa da qualidade do atendimento oferecido na Atenção Básica, onde tivemos excelentes resultados”, salienta.
Hial também analisa que a avaliação do Ministério da Saúde confirmou problemas já identificados pelo município. “Sabemos que existe um gargalo no âmbito hospitalar em termos de urgência e emergência e na média complexidade. Fizemos planejamento para resolver estas situações e, por isso, estamos com um Hospital de urgência e emergência em construção, uma nova Unidade de Pronto-Atendimento e uma terceira Unidade Regional de Saúde para reestruturar toda a nossa rede de referência”, pondera.
Por outro lado, o secretário reforça que as UPAs existentes e o Serviço de Atendimento móvel de Urgência (SAMU) tem cumprido efetivamente sua função. Prova disso, segundo ele, foi a pontuação no IDSUS quanto ao acesso das vítimas de acidentes aos hospitais. “O indicador foi de 8,29, o que mostra um socorro efetivo a esses pacientes. Devido ao bom funcionamento desses serviços de urgência, foi possível chegarem vivos ao hospital”, explica.
O Ministério da Saúde dividiu os municípios em seis grupos homogêneos, levando em consideração o desenvolvimento socioeconômico, as condições de saúde e a estrutura do sistema de saúde do município. Basicamente, os grupos 1 e 2 são formados por cidades que apresentam melhor infraestrutura e condições de atendimento à população. Uberaba faz parte do grupo 2, com mais 93 municípios. 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar