WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/02/2012 - Pit stops contra a dengue continuam neste sábado

Zoonoses realiza pit stops novamente neste sábado (4) para conscientizar sobre o combate à dengue. O trabalho desta vez será concentrado nos bairros Mercês, Universitário, região Central e Grande Abadia, mobilizando 40 agentes para orientações aos motoristas e entrega de material informativo. Na semana passada, mais de 5 mil pessoas foram atingidas durante os pit stops.

Segundo o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, haverá quatro pontos de concentração na cidade. “No fim de semana, as pessoas descansam das atividades de trabalho e vamos sensibilizá-las para dedicar apenas alguns minutos desse tempo para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. Estamos trabalhando uma campanha que ensina como afastar o perigo apenas com 10 minutos por semana”, conta.

Os pit stops estão focados nos bairros que apresentaram alto risco de infestação do Aedes aegypti. São eles: Morada das Fontes, Vila Maria Helena, Jardim Alexandre Campos, Centro e Abadia, Costa Teles, Silvério Cartafina, Nossa Senhora Aparecida, Leblon, Parque São Geraldo, São Cristóvão, Gameleiras, Leblon, Parque São José, Oneida Mendes, Manoel Mendes, Bairro de Lourdes, Maringá, Residencial California, José Barbosa, Residencial 2000, Manhattan, Santa Marta, Santa Maria, São Sebastião e Calixto Cecílio.

André salienta que os vasos de plantas e bebedouros de animais foram os depósitos predominantes das larvas do mosquito. Entretanto, os tanques, calhas e lixo doméstico - como garrafas pet, sacolas plásticas e recipientes que acumulam água – também foram problemas encontrados. “Orientamos o morador para fazer a limpeza com água e bucha das tigelas de água dos animais e eliminar ovos do mosquito. Outra dica é furar os pratinhos de planta para evitar o acúmulo de água parada, conferir se as caixas d’água estão tampadas, desentupir as calhas no telhado e retirar do quintal qualquer material que acumule água”, destaca.

Além das atividades de mobilização, a Zoonoses continua com as ações de rotina. Em janeiro, foram realizadas 43.238 visitas e 227 vistorias em pontos estratégicos como ferros-velhos, cemitérios, clubes desativados e borracharias. Também houve ações de bloqueios em 2.128 imóveis próximos a pacientes com suspeita de dengue e foram atendidas 393 solicitações do Disk-Dengue. Por enquanto, 58.010 kg de pneus foram recolhidos pela Secretaria de Saúde.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar