WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/01/2012 - Zoonoses realiza pit stops contra a dengue neste sábado

Para alertar sobre o combate à dengue, Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Controle de Zoonoses, realiza neste sábado pit stops nos bairros com alto índice de infestação do Aedes aegypti. A mobilização acontece das 8h às 12h em pontos de concentração no Grande Abadia, Parque do Mirante e Centro.

O diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, explica que a mobilização está focada nos locais onde o índice de infestação do mosquito transmissor está superior a 4%, conforme o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho continuará na próxima semana em outras regiões com alto risco de proliferação. “O foco está em ações de conscientização principalmente porque na pesquisa o depósito predominante são vasos de plantas e bebedouros de animais. Ou seja, nosso problema está nos imóveis habitados”, salienta.

André acrescenta que os vasos de plantas e bebedouros não dependem da chuva para se tornarem criadouros do mosquito, pois os próprios moradores abastecem os recipientes com água. “Se não forem tomados os cuidados necessários, as pessoas acabam facilitando a proliferação do mosquito. Então, estamos orientando a comunidade para fazer a limpeza com água e bucha das tigelas de água dos animais e eliminar ovos do mosquito. Outra dica é furar os pratinhos de planta para evitar o acúmulo de água parada, conferir se as caixas d’água estão tampadas e desentupir as calhas no telhado”, destaca.

Conforme o LIRAa, estão em alto risco os bairros Morada das Fontes, Vila Maria Helena, Jardim Alexandre Campos, Centro e Abadia, Costa Teles, Silvério Cartafina, Nossa Senhora Aparecida, Leblon, Parque São Geraldo, São Cristóvão, Gameleiras, Leblon, Parque São José, Oneida Mendes, Manoel Mendes, Bairro de Lourdes, Maringá, Residencial California, José Barbosa, Residencial 2000, Manhattan, Santa Marta, Santa Maria, São Sebastião e Calixto Cecílio. Os tanques, calhas e lajes, bem como o lixo doméstico (recipientes plásticos, garrafas, latas) também foram problemas detectados na pesquisa. “Estamos tentando chamar a atenção para que cada morador cuide de seu ambiente”, enfatiza.
Em paralelo, o Departamento de Controle de Zoonoses continua com as visitações de rotina a imóveis, com 32.281 visitas este ano. Também já foram realizadas 171 vistorias quinzenais em pontos estratégicos como ferros-velhos, clubes desativados, cemitérios e borracharias. Até agora, foram recolhidos 48.470 Kg de pneus e atendidas 277 solicitações do disk-dengue. Os agentes também executaram ações de bloqueio em 1.172 imóveis próximos a pacientes com suspeita da doença.

Uberaba tem seis casos de dengue confirmados por exame de laboratório neste momento e outros 24 já foram descartados.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar