WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/01/2012 - Zoonoses define estratégias para verificar imóveis com piscina

Zoonoses define estratégias para verificar imóveis com piscina Zoonoses define estratégias para verificar imóveis com piscina

Agentes de zoonoses começam na próxima semana trabalho de visitação a imóveis com piscinas e depósitos similares, detectados por meio do sistema de georrefenciamento. O objetivo é identificar e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti em imóveis fechados. A estratégia foi apresentada nesta quinta-feira pelo prefeito Anderson Adauto e o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial. Na reunião, também foi mostrada a nova campanha de conscientização para combate à dengue.

Conforme o diretor do departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, o levantamento feito através do georreferenciamento apontou a existência de 3.600 casas com piscina ou similares na cidade. Os agentes vão verificar se estes imóveis foram trabalhados nos últimos ciclos de visitação. “Quando for verificado um imóvel fechado ou abandonado serão tomadas providências para a entrada do agente.no local. Vamos tentar contato com o proprietário, vizinhos ou corretores que possam acompanhar nossa equipe. Ser não for possível, acionaremos o departamento de Posturas para ação conjunta de forma a prevenir riscos à saúde da população”, destaca.

O prefeito Anderson Adauto enfatizou que o Poder Público está cumprindo seu papel no combate à dengue, inclusive com aumento consecutivo no número de visitas. Por isso, AA salienta a importância do engajamento da comunidade para controle da doença. “Todo mundo já sabe como fazer. Agora precisa só agir. Então fizemos um be-a-bá para reforçar o compromisso da população. Elaboramos um check-list para o morador conferir o quintal, semana a semana. O material informativo será entregue pelos agentes durante as visitas de rotina”, completa.

Já o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, lembra que o primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) será apresentado na semana que vem. A pesquisa apontará os bairros com maior risco de proliferação do mosquito e, a partir daí, a Secretaria definirá outras estratégias necessários para o enfrentamento.

Em 2011, foram realizadas 684.224 visitas de rotina e mais 3.086 inspeções em pontos estratégicos como ferros velhos, borracharias, cemitérios, clubes desativados, entre outros. Além disso, o departamento atendeu 4.316 solicitações do disk-dengue e coletou 882.816 kg de pneus.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar