WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais

30/12/2011 - CTA recebe unidade móvel para atender bairros

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) contará com unidade móvel de coleta para facilitar o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis. O veículo foi disponibilizado por meio de convênio entre a Prefeitura d Uberaba e o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, destaca que a unidade móvel é uma conquista para o serviço e também para a comunidade. “Esta é uma ação de importante cunho social, pois, além do diagnóstico, incentivará ações de conscientização para alcançar os bairros mais carentes”, avalia.

Segundo a gerente do programa DST/Aids em Uberaba, Maria Clara Vasconcelos, com o surgimento do Projeto Fique Sabendo existe a necessidade de expandir o diagnóstico para o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis e a unidade móvel ajudará a equipe atingir um grupo maior. “Esta é uma oportunidade para fazer mais ações extra-muro. Queremos facilitar o acesso ao serviço para a população dos bairros distantes, pois são pessoas que não tem condições de ir até o CTA e cuidar da saúde. É um sonho realizado”, observa.

Maria clara explica que o veículo foi totalmente adequado para funcionar como ambulatório itinerante, onde será possível fazer a coleta para o teste de detecção do HIV durante as campanhas promovidas pelo CTA. “Nosso objetivo é incentivar as pessoas a fazer o teste para o diagnóstico precoce da doença. Já estamos traçando o planejamento para uso da unidade móvel”, ressalta.

O programa DST/Aids oferece aconselhamento pré e pós teste aos usuários, com equipe multiprofissional formada por médico, psicólogo, dentista, farmacêutico, nutricionista, enfermeiro e assistente social para acompanhamento dos pacientes.

O CTA trabalha com todas as doenças sexualmente transmissíveis. No local, são colhidas amostras de sangue para testagem de sífilis e hepatites B e C, além de realizar todos os exames de pré-natal das gestantes. De janeiro a novembro, 5531 pessoas foram atendidas na unidade.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com atendimento no horário noturno, as quartas até 20h30. O endereço é na Rua Marechal Deodoro nº 166 – São Benedito. Mais informações: 3333-7787.
 

 
 
 

Outras Notícias: Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais



Voltar