WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/12/2011 - CTA recebe unidade móvel para atender bairros

CTA recebe unidade móvel para atender bairros CTA recebe unidade móvel para atender bairros CTA recebe unidade móvel para atender bairros

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) contará com unidade móvel de coleta para facilitar o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis. O veículo foi disponibilizado por meio de convênio entre a Prefeitura d Uberaba e o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, destaca que a unidade móvel é uma conquista para o serviço e também para a comunidade. “Esta é uma ação de importante cunho social, pois, além do diagnóstico, incentivará ações de conscientização para alcançar os bairros mais carentes”, avalia.

Segundo a gerente do programa DST/Aids em Uberaba, Maria Clara Vasconcelos, com o surgimento do Projeto Fique Sabendo existe a necessidade de expandir o diagnóstico para o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis e a unidade móvel ajudará a equipe atingir um grupo maior. “Esta é uma oportunidade para fazer mais ações extra-muro. Queremos facilitar o acesso ao serviço para a população dos bairros distantes, pois são pessoas que não tem condições de ir até o CTA e cuidar da saúde. É um sonho realizado”, observa.

Maria clara explica que o veículo foi totalmente adequado para funcionar como ambulatório itinerante, onde será possível fazer a coleta para o teste de detecção do HIV durante as campanhas promovidas pelo CTA. “Nosso objetivo é incentivar as pessoas a fazer o teste para o diagnóstico precoce da doença. Já estamos traçando o planejamento para uso da unidade móvel”, ressalta.

O programa DST/Aids oferece aconselhamento pré e pós teste aos usuários, com equipe multiprofissional formada por médico, psicólogo, dentista, farmacêutico, nutricionista, enfermeiro e assistente social para acompanhamento dos pacientes.

O CTA trabalha com todas as doenças sexualmente transmissíveis. No local, são colhidas amostras de sangue para testagem de sífilis e hepatites B e C, além de realizar todos os exames de pré-natal das gestantes. De janeiro a novembro, 5531 pessoas foram atendidas na unidade.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com atendimento no horário noturno, as quartas até 20h30. O endereço é na Rua Marechal Deodoro nº 166 – São Benedito. Mais informações: 3333-7787.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar