WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/12/2011 - Zoonoses mantém ações de controle a dengue, apesar do fim da força-tarefa do Estado

Mobilização em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) foi encerrada nesta quarta-feira (dia 7), mas o Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) permanece com trabalho intensificado para combate ao mosquito Aedes aegypti. Até agora, 595.715 visitas de rotina foram realizadas pelos agentes.

O diretor do DCZ, André Ribeiro, pondera que o término da força-tarefa não interromperá as ações no município. Segundo ele, o trabalho de controle à dengue já é de praxe e as equipes continuam mobilizadas não somente nas visitas de rotina, como também no monitoramento quinzenal de pontos estratégicos, bloqueios em locais com suspeita de dengue, coleta de pneus e atividades educativas. “O nosso trabalho não pára. Esperamos agora contar com o apoio da população, porque o Poder Público sozinho não resolve o problema da dengue”, destaca.

Além das visitas de rotina a imóveis, a Zoonoses já realizou este ano 2.776 vistorias em pontos estratégicos como clubes desativados, cemitérios, borracharias, ferros-velhos, entre outros. Até agora, 810.906 quilos de pneus foram recolhidos. O departamento atendeu ainda 3.984 solicitações e denúncias recebidas no Disk-Dengue.

O relatório de ações também aponta 40.319 imóveis visitados para bloqueio em áreas próximas a pacientes com suspeita de dengue. Quanto a programação educativa, 3.575 atividades foram desenvolvidas ao longo do ano e 106.030 pessoas foram atingidas.

André salienta que a partir de agora o combate a dengue contará com mais uma ferramenta, pois o georreferenciamento contratado pela Prefeitura fornecerá informações que permitirão identificar possíveis criadouros do Aedes em piscinas, tanques e caixas d’água.

Consultaremos o banco de dados e desta forma, poderemos realizar intervenções diretas nas residências com piscinas, tanques e caixas d’água destampadas. Com o novo instrumento teremos uma percepção melhor até daqueles imóveis fechados”, conclui.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar