WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais

01/12/2011 - Dia Mundial de Luta contra a Aids comemorado com ação educativa no Residencial 2000

Dia Mundial de Luta contra a Aids comemorado com ação educativa no Residencial 2000 Dia Mundial de Luta contra a Aids comemorado com ação educativa no Residencial 2000 Dia Mundial de Luta contra a Aids comemorado com ação educativa no Residencial 2000

Dia Mundial de Luta contra a Aids foi marcado com mobilização para os moradores do Residencial 2000. Equipe do programa municipal DST/Aids percorreu as principais ruas da cidade nesta quinta-feira (1º), culminando com evento educativo na Unidade Básica de Saúde do bairro. Além de orientações sobre sexo seguro, foram distribuídos preservativos aos participantes.

A gerente do programa DST/AIds em Uberaba, Maria Clara Vasconcelos, explica que as ações de prevenção são feitas todos os dias e a data de 1º de dezembro apenas é mais uma chance para relembrar o uso de preservativos em todas as relações sexuais, bem como alertar as pessoas sexualmente ativas à importância da realização de sorologia do HIV para diagnóstico precoce.  “Nosso objetivo este ano foi atingir a periferia que não tem tanto acesso aos nossos serviços por causa da distância e até pela falta de informações da comunidade carente”, destaca.

De janeiro a dezembro, 41 casos de Aids foram notificados em Uberaba, sendo 23 homens e 18 mulheres. A incidência foi maior entre os heterossexuais, representando quase 90% das notificações. Quanto à faixa etária, o boletim epidemiológico municipal aponta prevalência em pacientes entre 20 e 64 anos de idade.

O programa DST/Aids oferece aconselhamento pré e pós teste aos usuários, com Equipe multiprofissional formada por médico, psicólogo, dentista, farmacêutico, nutricionista, enfermeiro e assistente social para acompanhamento dos pacientes.

Atendimento. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é uma unidade que trabalha com todas as doenças sexualmente transmissíveis, não somente a Aids. No local, são colhidas sorologia para testagem de sífilis e hepatites B e C, além de realizar todos os exames de pré-natal das gestantes.  Até agora em 2011, 5531 pessoas foram atendidas no CTA.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com atendimento no horário noturno às quartas até 20h30. O endereço é na Rua Marechal Deodoro nº 166 – São Benedito. Mais informações: 3333-7787.

 

 
 
 

Outras Notícias: Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais



Voltar