WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/11/2011 - Seminário de Planejamento em Saúde reforça importância da integraçã

Com participação de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), o 1º Seminário de Planejamento em Saúde discutiu nesta sexta-feira (dia 18) os desafios e a importância da programação estratégica no setor. O evento reuniu técnicos de Uberaba e também gestores de municípios da região.

Na abertura, o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, salientou que o bom planejamento é um processo desafiador e depende principalmente da integração entre os diversos setores da administração. “Sou feliz por ter uma equipe com competência nessa área. Não é fácil planejar, nem desenvolver estratégias. É necessário comprometimento de todos. Por isso, espero que este seminário abra portas para outros cursos que continuem discutindo o assunto. Planejar é avançar”, ressaltou.

Também alertando sobre a importância do planejamento em Saúde, o assessor de gestão estratégica da SES/MG, Francisco Tavares, explicou que trabalhar com plano de ações permite a melhor utilização dos recursos, otimizar resultados e diminuir riscos. “Então, não deve ser um ritual isolado, mas algo incorporado na rotina”, ponderou.

Além disso, o assessor destacou que para planejar é necessário compreender o modelo institucional do Sistema Único da Saúde (SUS) e levar em conta a região. Outro ponto, segundo Tavares, é a leitura da situação do município para definir as prioridades e metas do plano. “Surgem obstáculos nesse processo, porém não podemos deixar de lado. Planejamento é melhor que ficar apagando incêndios”, reforçou.

A programação contou ainda com palestra da coordenadora geral de Articulação de Instrumentos da Gestão Interfederativa do Ministério da Saúde, Ana Paula Prado, falando sobre os desafios do planejamento integrado do SUS e a demanda por aprimoramento constante do sistema.

Encerrando as atividades, a assessora de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde, Rita de Cássia Rodrigues, enfatizou o trabalho realizado pela equipe no monitoramento e avaliação permanente das ações, metas e indicadores. De acordo com ela, os objetivos envolvem diversos setores porque os processos e serviços são integrados. “Precisamos fazer uma programação articulada, não fragmentada. Para isso, é preciso um ciclo de comunicação entre os departamentos. É o nosso desafio”, finalizou.

O 1° Seminário de Planejamento em Saúde continua na próxima sexta-feira (dia 25) com os integrantes da SMS para a elaboração da programação anual de Saúde em 2012.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar