WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/11/2011 - Uberaba adere a novos programas do Ministério da Saúde

Prefeito e secretário de Saúde participaram de solenidade nesta terça em Brasília

Prefeito Anderson Adauto e secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, participaram nesta terça-feira (8) em Brasília do lançamento dos programas Melhor em Casa e SOS Emergências. A solenidade contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff. As ações fazem parte da rede Saúde Toda Hora, criada para reorganizar os serviços de urgência e emergência do país. “Muitos municípios estavam representados na solenidade, assim como Uberaba. Isso faz parte do trabalho, de buscar sempre a inserção de nossa cidade nos importantes programas do governo federal”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário, Uberaba já está preparando projetos para aderir aos programas do governo federal, pois tratam-se de iniciativas fundamentais para fortalecer o atendimento em urgência e emergência. “Este é o principal gargalo da Saúde no Brasil. Então, teremos uma ação para estruturar os hospitais, através do SOS Emergências, e, na outra vertente, foram criadas condições para a assistência em domicílio de pacientes. Assim, teremos mais leitos disponíveis e menos filas nos hospitais de emergência”, destaca.

Inicialmente, foram contemplados 11 hospitais de grande porte, localizados em nove capitais brasileiras. Entretanto, a presidenta Dilma Rousseff anunciou durante a solenidade que o programa SOS Emergência vai atender 40 pronto-socorros até 2014, abrangendo todos os estados. Para Hial, a expectativa é incluir o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e o Hospital Regional neste processo. “Vamos começar de imediato os estudos técnicos para apresentar ao Ministério da Saúde”, reforça.

Além disso, o secretário declara que o município já está com projeto em desenvolvimento para pleitear as equipes de Atenção Domiciliar do programa Melhor em Casa. Se a proposta do município for aprovada, pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

Até 2014, serão implantadas em todas as regiões do país 1.000 equipes de Atenção Domiciliar e outras 400 equipes de apoio. O Ministério da Saúde investirá R$ 1 bilhão para custear o atendimento dessas equipes. Os recursos também poderão ser utilizados para a manutenção dos serviços (compra de equipamentos, aquisição de medicamentos e insumos). O Ministério da Saúde vai repassar este ano a estados e municípios R$ 8,6 milhões para a atividade dessas equipes e manutenção dos serviços.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar