WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/10/2011 - Saúde entrega glicosímetros para pacientes com diabetes tipo 2

Saúde entrega glicosímetros para pacientes com diabetes tipo 2  Saúde entrega glicosímetros para pacientes com diabetes tipo 2

Nesta quinta-feira (27), o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, realizou a entrega dos primeiros aparelhos de medição de glicose e fitas para pacientes insulinodependentes tipo 2. O material está sendo disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), por meio do programa Hiperdia.

De acordo com o secretário, o glicosímetro e as fitas eram disponibilizadas apenas para os portadores de diabetes tipo 1. Entretanto, após deliberação da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) regulamentada pela portaria nº 2583/2007, o fornecimento dos aparelhos e fitas foi estendida aos insulinodependentes tipo 2. “Vai ser um avanço para o controle do diabetes no município, possibilitando mais qualidade de vida aos pacientes”, ressalta.

A referência técnica do programa Hiperdia, Rosaria Nair da Silva Lima, explica que os Estado entregou 1539 aparelhos para distribuição aos portadores da diabetes tipo 2 neste primeiro momento. Além disso, o kit terá 50 fitas/mês para o acompanhamento diário dos níveis de glicose.

Segundo Rosária, para receber o aparelho e as fitas é necessário estar cadastrado no programa Hiperdia, por meio da unidade básica de saúde mais próxima da residência. Quem cumprir este requisito só precisa comparecer ao Centro Eurico Vilela munido de cópias do CPF e documento de identidade, cartão SUS, comprovante de residência e relatório médico atestando a insulinodependência tipo 2.

Atualmente, Uberaba já atende 1.519 insulinodependentes portadores do diabetes tipo 1, disponibilizando o aparelho e fitas para medição de glicose.  Estima-se aproximadamente 1.500 pacientes com o tipo 2. “Se for identificada demanda maior, só precisamos solicitar ao Estado mais aparelhos”, informa a referência técnica.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar