WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/10/2011 - Outubro Rosa mobiliza unidades de saúde

De 24 a 28 de outubro, Unidades de Saúde estarão com programação voltada para a conscientização sobre o Câncer de Mama. Em celebração ao Outubro Rosa, serão realizadas palestras, distribuição de material informativo, orientações e consultas com profissionais para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine Teodoro, explica que todos os profissionais da Atenção Básica estão se mobilizando para a prevenção ao câncer de mama.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e Avon, foram disponibilizadas bexigas e bótons da campanha Outubro Rosa e panfletos informativos sobre a importância do exame clínico e da realização da mamografia uma vez por ano a partir dos 45 anos. “Muitas mulheres ainda tem vergonha de procurar o ginecologista e o movimento ajuda a quebrar esta barreira, pois desperta a curiosidade e incentiva o auto-cuidado”, analisa.

Na programação, além do câncer de mama, os profissionais vão abordar a prevenção ao câncer do colo uterino e orientações sobre gravidez e sexo seguro. A coordenadora do Programa de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama, Luciana Sueli Cristino, informa que também acontecerá o mutirão de papanicolau e dos exames clínicos da mama. “São serviços que já oferecemos normalmente na unidade e queremos divulgar para as mulheres”, destaca.

De acordo com Luciana, as pacientes que apresentarem alteração nos exames papanicolau serão encaminhadas para acompanhamento no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Em caso de anormalidade no exame clínico da mama, será solicitada mamografia para mulheres entre 45 e 69 anos, conforme faixa etária preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento. Na segunda-feira (24) e terça-feira (25), a SES/MG disponibilizou caminhão de mamografia móvel para participar do Outubro Rosa em Uberaba. A estrutura será montada em frente ao Caism, das 8h às 18h. O Governo de Minas disponibilizou para o município 50 exames para mulheres de 45 a 69 anos já pré-selecionadas no sistema de agendamento eletrônico, conforme avaliação clínica. O Estado liberou outros 50 exames para pacientes de Araxá.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar