WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

14/10/2011 - Defesa civil orienta população a adotar ações preventivas com chegada da temporada de chuvas

O coordenador da Defesa Civil de Uberaba divulgou, nesta sexta-feira, uma série de recomendações para que a população auxilie na redução de desastres na temporada de chuvas que se inicia. Sérgio Campos ressalta que no verão as atividades de socorro da Comdec aumentam consideravelmente e, visando minimizar as perdas da comunidade, várias ações de prevenção podem ser adotadas cotidianamente.

Ele orienta que em casa os uberabenses devem: inspecionar o telhado e as calhas, eliminando possíveis entupimentos, permanecer no interior sempre que as condições forem favoráveis, sintonizar o rádio para informar-se sobre as chuvas, manter produtos de limpeza, alimentos, produtos de valor fora do alcance das águas. E ainda: não colocar sacos de lixo ou entulho na rua em dias de chuvas, evitando que entupam bueiros, galerias e córregos; verificar as condições de segurança, como trincas e rachaduras; não ter contato com enxurradas ou lama da inundação para evitar doenças.

A Defesa Civil alerta que chuvas de grande intensidade ou longa duração provocam deslizamentos, principalmente nas áreas de risco. Todos devem ficar atentos aos deslizamentos de árvores, postes e muros inclinados, trincas no chão, barrancos e muros com “barrigas”.
Nas ruas, a orientação é ter cuidado especial com as crianças, que devem estar sempre acompanhadas por adultos. Em casos de ventos, cuidado com a queda de árvores, fios, postes, semáforos e placas diversas. “Se não estiver em local seguro, não saía. Não vá para áreas de emergência. Sua presença pode dificultar as ações de socorro”, destaca Sérgio Campos.

O coordenador da Comdec lembra que o sistema de alerta da Defesa Civil na região central encontra-se em pontos estratégicos para que os motoristas possam evitar as áreas de risco no momento das chuvas e, também, para que moradores e comerciantes possam saber antecipadamente da possibilidade de maiores pancadas de chuvas. Ele orienta que as pessoas devem ficar atentas aos comunicados da Defesa Civil e adote vias alternativas.

“Não cruze locais inundados. Nunca atravesse uma área alagada atrás de outro veículo, pois se o carro da frente parar, você ficará bloqueado”, alerta Sérgio Campos, acrescentando que os motoristas devem ficar atentos aos buracos e bueiros destampados.
Outra indicação feita por ele é que os freios perdem eficiência na chuva. “Procure utiliza-los algumas vezes, visando seca-los”, observa. Lembra ainda que as vias de trânsito ficam escorregadias, sendo necessário diminuir a velocidade e aumentar a distância do carro da frente”.
Mais informações sobre as recomendações da Comdec podem ser obtidas nos telefones 199 e 3331-2304.
 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar