WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/10/2011 - Instituto dos Cegos receberá recursos do SUS para serviço de reabilitação visual

Ministério da Saúde aprovou projeto referente ao credenciamento do Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC) para serviço de reabilitação visual. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, e o presidente do ICBC, Wilson Abrão, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (dia 7).

De acordo com o secretário, o credenciamento vem sendo trabalhado desde 2007 como uma prioridade de gestão, pois o instituto é uma referência no atendimento às pessoas com deficiência visual. “A conquista foi resultado de um trabalho técnico bem amparado. O projeto passou na Comissão Intergestora Bipartite, a CIB, macrorregional e estadual, sendo acatado finalmente no Ministério da Saúde”, conta.

O presidente da instituição destaca que o ICBC já oferece o serviço de reabilitação visual, mas com o credenciamento o custeio terá recursos do SUS. Inicialmente, serão atendidos 120 pacientes por mês, encaminhados pelas equipes de Saúde da Família e unidades básicas. “Atendemos, em média, 160 pessoas mensalmente. Existe uma demanda reprimida. Então, esse apoio permitirá acesso de mais pacientes que perderam a visão total ou parcialmente”, acrescenta.

O serviço de reabilitação visual realiza o diagnóstico, terapêutica especializada e acompanhamento com equipe multiprofissional, oferecendo recursos e ações para o desenvolvimento dos pacientes. Serão custeados pelo SUS o treino de orientação e mobilidade, bengala articulada, lentes, lupas, prótese ocular, óculos com lentes especiais, além de atividades de acompanhamento e avaliação.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar