WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/10/2011 - Saúde implanta sistema de acolhimento e classificação de risco nas UPA’s

A partir de segunda-feira (dia 10), as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s) terão novo protocolo de acolhimento com classificação de risco para atender os pacientes. O sistema faz parte do Programa Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, o acolhimento com classificação de risco não tem como objetivo definir quem vai ser atendido ou não, mas sim definir a ordem do atendimento. Ele complementa que toda esta informação também será repassada aos usuários para entenderem a espera no serviço.

As pessoas que procurar atendimento nas UPA’s vão passar por uma análise prévia da enfermagem. Com base nos critérios clínicos estabelecidos no protocolo, o profissional classificará o caso em uma das quatro situações: azul – NÃO URGENTE, verde – POUCO URGENTE, amarelo – URGENTE e vermelho – EMERGÊNCIA ABSOLUTA. “Com isso, cada paciente será encaminhado ao atendimento em tempo adequado, conforme a gravidade. Não é um sistema excludente. Os casos menos graves podem aguardar, mas ficará sabendo quem está na frente”, pondera Hial.

O secretário explica que os casos não urgentes e pouco urgentes terão opção de atendimento nas unidades básicas. Segundo ele, a assistente social da UPA estará encarregada de consultar a unidade próxima à residência do paciente e já fazer o contato telefônico para deixar programado o atendimento. “O usuário sairá da UPA com a segurança de ser atendido”, destaca.

Conforme Hial, a implantação do protocolo começou na capacitação dos profissionais. Foram cerca de dois meses para preparar gerentes, recepcionistas, enfermeiros e todos os profissionais da rede básica e de pronto-atendimento para o sistema de referência e contra-referência do Ministério da Saúde.

Na segunda-feira (dia 10), a diretora de Atenção Especializada, Maria Cristina Strama, estará nas UPA’s para apresentar o acolhimento com classificação de risco aos usuários e tirar dúvidas sobre o funcionamento.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar