WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/09/2011 - Seminário sobre Saúde Mental acontece nesta sexta

Secretaria Municipal de Saúde promove nesta sexta-feira (dia 23) o 1º Seminário dos Profissionais da Saúde Mental do Município. A abertura contará com o coordenador estadual da Saúde Mental em Minas Gerais, Abílio de Castro, para debater o fortalecimento da rede assistencial. A programação será das 13h às 17h no anfiteatro da Aciu.

Referência técnica em Saúde Mental, o psicólogo Sérgio Henrique Marçal explica que o objetivo do seminário é agregar as necessidades e potencialidades levantadas nos encontros multiprofissionais em julho. “Com essas informações em mãos, nosso enfoque é a capacitação profissional e incrementar qualidade e humanização da assistência”, salienta.

De acordo com Sérgio, a palestra de abertura enfocará o fortalecimento do trabalho em rede, pois os serviços existentes precisam estar bem interligados para dar dinamismo e resolutividade ao tratamento.

Na segunda parte, a diretora do curso de psicologia da Uniube, Eliane Cordeiro, falará sobre a formação profissional para o trabalho em rede.

Conforme Sérgio, a formação acadêmica e profissional precisa estar cada vez mais voltada para o trabalho no Sistema Público de Saúde (SUS) para atender as demandas sociais. Por isso, além dos profissionais da rede municipal, o evento estará aberto para os estudantes da Uniube.

Atualmente, a Secretaria dispõe de psicólogos para atender nas unidades básicas de saúde, médicos psiquiatras para acompanhamento de pacientes nas duas Unidades Regionais de Saúde (URS), plantão psiquiátrico nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Os CAPS visam o tratamento do paciente sem afastá-lo do convívio social. A estrutura oferece atendimento interdisciplinar de acordo com as necessidades de cada paciente, com acompanhamento psiquiátrico, psicológico, terapêutico ocupacional, serviço social, medicação, serviço de enfermagem, entre outros.

Em Uberaba, funcionam o CAPS Municipal Inacio Ferreira, o CAPS filantrópico da Fundação Gregório Baremblitt, o CAPS ad III 24 horas e o CAPS infantil, que é o Centro de Referência à Infância e Adolescência (CRIA).

Este ano, o CAPS ad já atendeu 1428 pessoas usuárias de álcool e drogas que desejam abandonar a dependência. Já o CAPS Inácio Ferreira acompanha 1350 pacientes que sofrem com transtornos mentais e o Centro de Referência à Infância e Adolescência (CRIA) acolheu 1578 crianças e adolescentes.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar