Ao todo serão instalados 30 painéis eletrônicos em pontos espalhados pela cidade. Além de informar ao usuário o tempo real que cada ônibus vai demorar, o equipamento também informa, logicamente, os ônibus que passam por aquele local. Isso de acordo com o diretor do Departamento de Operações de Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, vai trazer mais tranqüilidade para o usuário e menos ansiedade.
“Quando o usuário estiver em determinado ponto, ele saberá, com antecedência, quanto tempo falta para que o ônibus que espera passe por aquele local. Com isso, ele poderá cumprir algum outro compromisso neste intervalo, como pagar uma conta, fazer um lanche ou qualquer outra coisa”, ressalta o diretor, acreditando que com isso a expectativa e o nervosismo do usuário em relação ao tempo de espera serão menores.
Claudinei Nunes explica que três painéis foram instalados tempos atrás em forma de teste. Dois no subterminal da Rodoviária e um em frente ao Centro Administrativo. Este último teve que ser removido em função da ação de vândalos que destruíram o equipamento.
Agora nesta primeira etapa, os dois painéis nos pontos próximos à Prefeitura (sentido centro/bairro e bairro/centro) já foram instalados e com novo projeto, o que dificulta o vandalismo. Outro painel foi instalado na praça Frei Eugênio, em frente ao Shopping Manhattan.
“Pedimos inclusive à população que nos ajude a preservar estes equipamentos denunciando inclusive a ação de vândalos”, solicita o diretor.
Ele acredita que no máximo dentro de sessenta dias todos os painéis estarão instalados.
Confira abaixo os locais onde serão instalados os painéis eletrônicos.
(F) Frente
(DF) De Frente