WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/08/2011 - Saúde capacita profissionais para aplicação da vacina BCG

Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica e em parceria com a Superintendência Regional de Saúde, capacita profissionais para aplicação da vacina BCG, a partir desta segunda-feira (dia 22). O grupo receberá treinamento teórico e prático, inclusive com estágio hospitalar, para habilitação da vacina contra tuberculose em recém-nascidos.

A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Eliane de Lacerda, explica que a capacitação permitirá a todas as unidades básicas de saúde realizar a vacinação da BCG. Atualmente, das 32 unidades, oito ainda não oferecem o serviço.

A primeira parte da capacitação será na segunda-feira, das 8h às 17h. Além do conteúdo teórico, os participantes aplicarão o PPD (teste realizado para verificar se houve contágio com o bacilo da Tuberculose) em profissionais de saúde voluntários.

Os enfermeiros aprovados nesta fase seguem para estágio no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e no Hospital Beneficência Portuguesa para aplicação da vacina BCG em recém-nascidos, sob supervisão.
A BCG deve ser aplicada mais precocemente possível. É indicada principalmente para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea) em crianças com menos de cinco anos de idade, mais freqüentes em menores de um ano.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar