WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/08/2011 - SAMU regional é aprovado para 2012

SAMU regional é aprovado para 2012 SAMU regional é aprovado para 2012

Implantação do SAMU regional com sede em Uberaba foi aprovada dentro da Política Estadual de Urgência e Emergência em Minas Gerais. O anúncio é do secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, que cumpriu agenda esta semana em Belo Horizonte para reunião com representantes do Estado.

Hial conta que o projeto foi aprovado pelo Grupo Condutor da Rede Estadual de Atenção às Urgências e também pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB).  “A criação do SAMU regional começará na macrorregião centro, integrando Belo Horizonte a 104 municípios. Mas nós asseguramos a implantação do nosso modelo regional em 2012”, destaca.

Conforme o secretário, o município terá recursos da União e do Estado para estruturar o serviço para atender à macrorregião do Triângulo Sul, composta de 27 municípios. O projeto também prevê a ampliação da frota do SAMU, segundo o número total de habitantes na região.

Além disso, o titular da Saúde em Uberaba informa que durante a reunião da CIB na quinta-feira (17) o custeio dos Hospitais Regionais entrou na pauta de discussão. Junto com o secretário estadual de Saúde, Antonio Jorge de Souza, e demais representantes das cidades mineiras houve a proposta de custear a manutenção com 50% de recursos da União, 25% do Estado e 25% do município. “É uma possível solução para manter essas estruturas e também outro passo importante para fortalecer o atendimento a urgência e emergência”, pondera.

Em Belo Horizonte, o secretário participou ainda de assembleia geral ordinária do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), onde houve a apresentação do sistema de agendamento eletrônico de exames e consultas com especialistas. O projeto é uma das experiências exitosas selecionadas no Estado e levadas para a Conferência Nacional de Saúde.

Hial conta que a repercussão do projeto foi bastante positiva, gerando o interesse de vários gestores que acompanharam a explanação da diretora de Atenção Especializada, Maria Cristina Strama. “Muitas prefeituras já entraram em contato, inclusive a da própria capital, e vão enviar técnicos da área de saúde para analisar a viabilidade de introduzir a experiência em seus municípios”, comemora.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar