WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

02/08/2011 - Taxa de mortalidade infantil diminui em Uberaba

A taxa de mortalidade infantil caiu de 17,3 em 2001 para 10,3 em 2010. O coeficiente é considerado baixo pela Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa) e foi o menor resultado alcançado por Uberaba nos últimos 10 anos.

O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, comemora o resultado e destaca que a Prefeitura adotou uma séria de medidas para melhorar a assistência às gestantes e bebês. Segundo ele, a equipe permanecerá vigilante para manter a tendência de queda na taxa de mortalidade infantil.

Dentro da Semana Mundial de Amamentação, Hial salienta que o programa de aleitamento materno foi também um passo importante nesse sentido, pois atende os bebês com prematuridade extrema e baixo peso. “Por isso, fazemos novamente um chamado para as mães se tornarem doadoras do banco de leite humano para continuarmos esse serviço”, declara.

Além disso, o secretário avalia como exitosa a implantação do programa de Humanização, Assistência Pré-Natal, parto e puerpério com a capacitação dos profissionais de saúde da rede municipal. Atualmente, 1246 gestantes fazem acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde.

O secretário reforça que este trabalho permite o diagnóstico de doenças crônicas e o tratamento da gestante, minimizando complicações no parto e prevenindo o óbito materno e fetal. “Em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa e o Hospital de Clínicas da UFTM, realizamos até uma busca ativa para cadastrar pacientes que estão sem o cartão de gestante”, pondera.

Conforme o secretário, o diagnóstico precoce das doenças por meio do Teste do Pezinho, realizado em todas as unidades básicas de saúde; o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional; e a suplementação de ferro à gestante e às crianças a partir de 6 meses são outras ações fundamentais para a redução da taxa de mortalidade.

“Também é importante reforçar que alcançamos a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde em todas as campanhas de imunização para crianças. Queremos continuar com a participação dos pais, já que no dia 13 de agosto começa a segunda etapa de vacinação contra a paralisia infantil”, conclui.

A redução da mortalidade infantil e materna é prioridade do Pacto pela Vida, componente do Pacto pela Saúde. Trata-se de um conjunto de reformas institucionais pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estado e Município) do Sistema Único de Saúde, com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar