WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

01/08/2011 - Banco de Leite Humano busca novas doadoras

Aderindo à Semana Mundial de Amamentação, entre os dias 1º e 7 de agosto, o Banco de Leite Humano está a procura de novas doadoras. A Secretaria Municipal de Saúde aproveitará a campanha nacional de amamentação para reforçar a importância da doação e do aleitamento materno durante os primeiros meses de vida do bebê. O assunto será discutido em palestras no dia 12 de agosto no Centro Administrativo da Prefeitura.

Segundo a gerente do Banco de Leite, a amamentação é fundamental para o desenvolvimento da criança, prevenindo doenças como diarréia e pneumonia. Por isso, ela destaca a importância do serviço prestado pela rede municipal para atender bebês de risco por prematuridade extrema e baixo peso.

De janeiro a junho, 200 crianças receberam leite por meio do banco. Isso totalizou quase 250 litros distribuídos. Entretanto, o estoque começou a baixar em julho e pode comprometer o atendimento. “Estamos com 28 doadoras, mas o volume de leite produzido por elas está diminuindo. Então, na última semana não foi possível atender todos os bebês e priorizamos os que estavam em maior risco. Por isso, pedimos que outras mães se sensibilizem para mantermos as doações”, alerta.

Atualmente, o banco de leite está com 10,46 litros em estoque, enquanto para suprir a demanda são necessários, em média, 12 litros por semana. Maura explica que as mulheres interessadas em doar devem entrar contato pelos telefones 3314-6608 e 3332-0559 ou comparecer ao Centro de Atenção Integral à Mulher (Caism) para preencher ficha de cadastro. "É preciso informar se está fazendo uso de medicamentos, pois alguns são contra-indicados e impedem a doação. As doadoras também não podem fumar, nem beber. Tudo isso será declarado na ficha", completa.

Além disso, é feita coleta de sangue para testagem de HIV, sífilis, hepatite e HTLV 1 e 2. A equipe vai até a casa da candidata para recolher a amostra e encaminhar ao laboratório. Se o resultado for negativo, a mulher está apta a doar e receberá em casa um kit esterilizado, bem como informações para a coleta e armazenamento.

Aliado à distribuição de leite, o banco de aleitamento materno desenvolve atividades assistenciais. Ao todo, já foram aproximadamente 2.000 atendimentos no primeiro semestre do ano, incluindo orientações individuais sobre os cuidados na ordenha, acompanhamento pediátrico para amamentação de bebês até um ano e cursos para gestantes.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar