WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/07/2011 - CTA oferece teste e tratamento contra hepatites virais

Lançada esta semana pelo Ministério da Saúde, campanha de prevenção às hepatites virais já está em andamento em Uberaba. A Secretaria Municipal de Saúde, através do programa de DST/Aids, oferece teste para diagnóstico das hepatites B e C, bem como equipe multiprofissional para acompanhamento dos pacientes.

Conforme o médico infectologista do CTA, Fernando de Freitas, a intensificação das campanhas informativas sobre as hepatites e formas de transmissão sensibilizou mais pessoas a fazerem o exame. Com isso, o município conseguiu detectar os casos da doença.

No ano passado, 37 pessoas tiveram diagnóstico confirmado de hepatite B e 46 com o vírus tipo C. Até agora em 2011, 35 casos de hepatite B foram registrados, 41 do tipo C e ainda duas pessoas com os dois vírus. “A informação sobre a doença aumentou e mais pacientes estão conhecendo o real estado sorológico, por meio do exame. Isso é muito importante, pois são doenças silenciosas e os sintomas aparecem apenas nas fases avançadas. Então, se a pessoa faz o teste e tem o diagnóstico precoce pode fazer o tratamento e até evoluir para cura”, destaca.

O especialista orienta a procura do teste para pessoas sexualmente ativas e que tenham mantido relações sexuais sem proteção ou ainda quem teve contato com sangue por compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, seringas, entre outros. Além disso, toda mulher grávida precisa fazer no pré-natal os exames para detectar a hepatites, a aids e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. Em caso positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas, inclusive sobre o tipo de parto e amamentação.
A gerente do programa municipal de DST/Aids, Maria Clara Vasconcelos, explica que as pessoas com suspeita de hepatite B e C podem procurar o CTA, onde serão encaminhadas para aconselhamento inicial, teste e, em caso de resultado positivo, para tratamento. “Antes da testagem, fazemos uma avaliação com o paciente sobre histórico de relacionamentos e identificamos possível exposição a situações de risco até mesmo para conscientizar em relação aos cuidados de prevenção”, pondera.

O acompanhamento dos pacientes é feito por equipe multiprofissional formada por médico, psicólogo, nutricionista, assistente social e enfermeiro. Hoje 226 pessoas com hepatite B e C fazem tratamento no CTA. Segundo Maria Clara, o SUS também disponibiliza todos os medicamentos gratuitamente para os usuários.

De acordo com a gerente do programa, o município também está reforçando a capacitação de profissionais da Atenção Básica e do Programa Saúde da Família com objetivo de expandir o acesso ao diagnóstico de DST´s, o estímulo a adoção de práticas sexuais seguras, o auxílio aos serviços de pré-natal (testagem sorológica para gestantes e aconselhamento), a prestação do atendimento integral e de qualidade aos indivíduos vivendo com DST/HIV/AIDS e a redução dos acidentes ocupacionais em profissionais de saúde.  “Queremos que todos conheçam um pouco mais do programa e ajudem a divulgar os serviços oferecidos e os cuidados de prevenção”, conclui.

Prevenção. Continua neste sábado (20) a campanha de vacinação contra hepatite B para motoristas profissionais no Sest/Senat, das 8h às 17h. Aproximadamente 600 doses foram cedidas para imunização deste público considerado de maior vulnerabilidade pelo Ministério da Saúde.
A vacina para hepatite B está disponível em todas as unidades básicas de saúde para pessoas com até 25 anos ou em qualquer faixa etária para indivíduos pertencentes aos grupos de maior vulnerabilidade, que são: gestantes, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, manicures, populações indígenas, doadores de sangue, gays, lésbicas, travestis e transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas, portadores de DST, entre outros.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar