WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/07/2011 - Saúde registra queda de 60% em acidentes de trabalho

Projetos desenvolvidos para a Saúde do Trabalhador mostram resultados positivos em Uberaba. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, notificações de acidentes de trabalho caíram 60% nos últimos três anos.

Em 2008, 351 ocorrências foram registradas, contra 132 no ano passado. Os números foram comemorados nesta quarta-feira (27) durante mobilização alusiva ao Dia Nacional de Prevenção ao Acidente do Trabalho na praça Rui Barbosa.

Conforme a gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Uberaba), Zilma Aparecida Furtado, a queda nas notificações atestam a eficácia das ações desempenhadas pela Prefeitura. Ela salienta que a Saúde do Trabalhador está inserida no plano municipal de saúde. “Por meio do trabalho da Secretaria, através do Cerest, as nossas metas estão sendo cumpridas para aumentar a prevenção”, destaca.

Este ano, 74 notificações de acidentes de trabalho foram registradas até agora. Segundo Zilma, o resultado final deverá manter a média do ano passado, pois as campanhas para conscientizar empregadores e empregados sobre os cuidados ocupacionais continuam em andamento. No primeiro semestre do ano, o Cerest desenvolveu 246 ações, incluindo visitas, palestras, ginásticas laborais, capacitações, cursos e participações em SIPAT’s de várias empresas.

De acordo com a gerente do Cerest, a expectativa é sensibilizar mais as empresas, principalmente as pequenas e micro. “Não importa o tamanho do estabelecimento. É importante ter um olhar crítico e entender sobre os cuidados relacionados à saúde do trabalhador, uso do equipamento de proteção individual e a prevenção de acidentes ocupacionais”, observa.

Nesta quarta-feira (22), equipe do Cerest abordou pessoas com orientações sobre acidentes de trabalho, de trânsito (no percurso de ida e volta à empresa) e domésticos para marcar o Dia Nacional de Prevenção. Em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, também foram tratadas medidas para evitar a dengue no ambiente corporativo.

 

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar