WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/07/2011 - Samu completa quatro anos de funcionamento em Uberaba

Inaugurado em 20 de julho de 2007, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa quatro anos de operações em Uberaba com aproximadamente 70 mil casos atendidos. A programação de aniversário englobou série de palestras informativas nas unidades de saúde nos últimos dois meses e o fechamento será na próxima semana com atividades de capacitação para a equipe do SAMU.

A coordenadora do SAMU, Vera Lúcia Dias, observa que o serviço avançou nos últimos anos, principalmente devido ao processo de integração conduzido entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Corpo de Bombeiros para aprimorar o atendimento aos chamados de urgência e emergência.

Além disso, Vera comemora a conquista de três novas ambulâncias zero quilômetro n fim do ano passado para a renovação da frota do SAMU, sendo uma UTI Móvel e duas Unidades de Suporte Básico (USB). “Foi importante para garantir agilidade nos atendimentos porque existem menos problemas técnicos. Além disso, é maior segurança tanto para equipe quanto usuários”, destaca.

Analisando as palestras aos usuários e profissionais nas unidades de saúde, a coordenadora do SAMU acredita que o principal foi alcançado agora no aniversário de quatro anos do serviço: a conscientização da comunidade sobre o objetivo do programa. Durante as visitas nas unidades, 600 pessoas foram orientadas e tiraram dúvidas sobre o serviço.

“Percebemos que as pessoas começaram a entender que o SAMU 192 é para casos de urgência e emergência, não um sistema de transporte social. Agora vamos continuar trabalhando este conceito e também o alerta para acabar com os trotes em nossas linhas telefônicas”, destaca. Encerrando as comemorações de aniversário, na próxima terça-feira (26) a equipe do SAMU participará de curso sobre o atendimento de pessoas que vivem nas ruas, junto com os profissionais da Ronda Social. Já na quarta-feira (27), sob mediação da coordenadora do serviço, será exibido o filme “A Partida”, abordando a vida de profissionais que convivem com a morte.

De janeiro a junho deste ano, o SAMU já prestou 7.061 atendimentos. Os casos clínicos adultos são a principal causa, com 3.638 ocorrências. Em seguida, aparecem os traumas, com 2.268 atendimentos.  Neste primeiro semestre, o SAMU recebeu 21.606 chamadas telefônicas e 6.424 do total eram trotes.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar